segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RALLY DA INTEGRAÇÃO NACIONAL


Jan Balder e Alfredo Maslowski com o Puma VW no Chuí

1971 - Rally da Integração Nacional prova de velocidade e regularidade disputada no Brasil, entre Fortaleza e Chuí, de 4 a 14 de julho de 1971. 

A competição cobriu um percurso total de 5.200 quilômetros, dividindo-se em cinco fases, que incluíam primes (etapas especiais com provas de velocidade no interior de autódromos).

O Rally de Integração Nacional teve início na noite de 4 de julho de 1971, em Fortaleza. Durante a realização da primeira etapa (Fortaleza - Salvador), o Dodge Dart do gaúcho Danilo Zaffari capotou e o piloto morreu.

Esta prova deveria ser feita à média de 93 Km/h. As duas fases seguintes eram (Salvador - Rio de Janeiro) e (Rio de Janeiro - Curitiba), incluindo dois primes : um em Teresópolis, que afinal foi cancelado e outro em São Paulo no Autódromo de Interlagos, onde os concorrentes executaram duas voltas, em sentido contrário ao corrido habitualmente, para eliminar possíveis vantagens dos pilotos que já conheciam a pista. Ao fim da terceira etapa, em Curitiba, realizou-se outro prime, no Autódromo Paulo Pimentel.

A etapa (Curitiba - Porto Alegre), a quarta do Rally, também apresentou muitas dificuldades.

O Rally de Integração Nacional foi a maior prova do gênero já realizada no Brasil

Exigia-se média elevada de velocidade em estradas simples, com intenso tráfego de carros, caminhões e veículos pesados, além do grande número de curvas que dificultavam ainda mais o percurso. 

No dia seguinte ao estipulado para a chegada em Porto Alegre, houve outro prime, o último, no Autódromo de Tarumã.

Finalmente, no dia 13 de julho, iniciou-se a última etapa. Dos 103 participantes que partiram de Fortaleza, 72 chegaram ao final do percurso, em Chuí.

As fases de regularidade classificaram por pontos; os primes foram contados pela soma dos tempos. Esta foi a classificação geral:

  1. Jan Balder/Alfredo Maslowski - Puma VW nº39 - 0 pontos perdidos - primes 16m40,63s
  2. Adolfo Goldberg/Francisco Roemmler - Corcel nº21 - 0 pontos perdidos - primes 19m1,87s
  3. Sergio Mattos/Luis Mondim - Corcel nº5 - 1 ponto perdido - primes 18m8,37s
  4. René Lefreve/Péricles Ramos - Corcel nº2 - 1 ponto perdido - primes 18m16,99s
  5. Antono Paggiaro/Luis Machado - VW nº37 - 1 ponto perdido - primes 18m22,32s
Os primeiros colocados por classes foram os seguintes:

Classe I até 1600 cc

Jan Balder / Alfredo Maslowski
Puma VW nº39

Classe II até 3000 cc

Milton Oliveira / Moacir Carlino / Orlando Cafalli
FNM nº36

Classe III até 6000 cc

Alain Berkowitz / Claudio Fishgold / Gerard Fishgold
Dogde Dart nº19