quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VON TRIPS:

o destino chama-se Monza


Nem duas voltas Von Trips chegou a dar êste ano, ao disputar o Grande Prêmio de Monza. Um ligeiro choque, mas a 180 Km/h, fêz com que a Ferrari 156 nunca mais lhe obedecesse. Daí a bater violentamente, passar sôbre os montes de feno e, já com o corredor esmagado entre as ferragens, a projetar-se sôbre o público, tudo foi apenas consequência.


Wolfgang Graff Berge von Trips não será mais o campeão mundial de automobilismo que queria ser e quase foi. O título que estava pràticamente em suas mãos acabou ficando para Phil Hill, mas de qualquer forma com a Escuderia Ferrari.


Von Trips entrou em Monza êste ano disposto a poupar-se. Nos treinos, evitara maiores arrojos. Quando o acidente aconteceu, ainda na 1º volta, vinha em quarto lugar, bem a cômodo e "puxando" pouco. Parecia pressentir alguma coisa. Ali, naquele circuito, por três vêzes, anteriormente, havia sofrido acidentes. Von Trips e Monza não se davam bem. Êle sabia disto e tomou suas precauções. Assim mesmo ali morreu aos 33 anos de idade.


Com aquela mesma Ferrari do acidente, o corredor alemão vencera os Grandes Prêmios da Holanda e da Inglaterra. Também com ela, obtivera uma segunda colocação nos Grandes Prêmios da Bèlgica e da Alemanha, bem como um quarto lugar no de Mônaco. Acumulara 33 pontos para o Campeonato Mundial de Automobilismo, de 1961. Faltava-lhe, apenas, passar pela Itália e pelos Estados Unidos (talvez), para ganhar um disputadíssimo título. E só mesmo a morte poderia ter-lhe roubado um louro que de há muito merecia.



Jim Clark, o outro protagonista do acidente, pouco sofreu e sua versão é a seguinte: "Vinhamos, Von Trips e eu, da grande reta e nos aproximávamos da curva, a 100 metros da entrada, êle seguia bem junto à amurada, procurando aproveitar ao máximo a curva, e eu vinha pouco atrás, abrindo mais. Nunca eu poderia esperar que êle resolvesse abrir um pouco, conforme abriu. As rodas traseiras do seu carro tocaram as dianteiras do meu e o resto todo mundo sabe". 



Wolfgang von Trips descendia de nobres alemães e assim como outros; o Marquês de Portago, o Príncipe Bira e o Barão de Graffenried, resolvera dedicar-se ao automobilismo. Começou pelo motociclismo e passou pelos Rallies e Subida de Montanha. Sua carreira de motociclista começara em 1951 e em 1954 já estava no automobilismo. Em 1958, levantou um campeonato europeu de Subida de Montanha e em 1959 passou a pertencer à Escuderia Ferrari.  Ia ser campeão mundial de automobilismo, pela primeira vez, êste ano.



Onze espectadores morreram e vinte e cinco ficaram feridos em Monza, devido a êste acidente. Por sinal, foi o pior acidente ocorrido na Itàlia, desde  a célebre "Mil Milhas" de 1957, em que o Marquês de Portago saiu da pista e entrou no meio dos assistentes, matando dez pessoas. Mas neste ano, o acidente passou despercebido aos outros corredores. O policiamento e as ambulâncias funcionaram com presteza. A bandeira vermelha de perigo foi leventada e rapidamente procederam à limpeza da pista.



Os concorrentes viram que houvera alguma coisa, mas não sabiam o quê. Phil Hill, o vencedor da prova, sòmente soube o que se passara quando a corrida terminou. Estava recebendo a coroa de louros, ao som do Hino dos Estados Unidos, quando lhe contaram que Von Trips havia morrido. Phil chorou, e bastante; ganhara um campeonato, mas perdera um grande amigo.