Renato Naspolini
Originalmente prevista para dia 6 de junho, no Rio de Janeiro, a terceira etapa do Campeonato Rio/São Paulo de Fórmula-Fiat e de Fiat 147 (também válida pelo paulista) acabou sendo realizada dia 20 do mesmo mês, em Interlagos.
Da briga política entre a Faerj e o Rio Motor Racing resultou a suspensão de seis meses imposta pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional ao Autódromo carioca, mas a decisão sofria o risco de ser vetada pelo presidente da CBA, Carlos Cavalcanti.
Dois dias antes da data prevista, a Faerj comunicou à Fiat que não havia condições para o cumprimento das provas, devido à falta de estrutura. Entenda-se: cronometragem, bandeirinhas e o restante do pessoal de apoio.
E bem que a Fiat tentou contornar o problema, oferecendo o necessário à manutenção do calendário estabelecido. Em vão: a Faerj não concordou e o programa terminou irremediavelmente adiado. A fábrica pensou mesmo em boicotar o autódromo carioca, a menos que a CBA garantisse um mínimo de condições às próximas etapas marcadas para o Rio de Janeiro.
Mas não ignorava, de outro lado, que a indisponibilidade de datas em São Paulo fatalmente obrigaria à continuidade da utilização do Autódromo de Jacarepaguá.
E, nessa terceira corrida, a Fiat tentou de todos os modos encontrar uma fórmula capaz de atrair maior número de espectadores que os costumeiros gatos-pingados que têm comparecido a Interlagos. Distribuiu quase 40 mil ingressos, conseguiu com a CMTC a criação de duas linas especiais de ônibus para facilitar o acesso dos interessados e procurou divulgar o programa.
Luiz Vilmar (34) Naspolini (11)
Mas a chuva atrapalhou tudo e as arquibancadas molhadas permaneceram literalmente abandonadas. Contudo, o gerente de competições da Fiat, Renato Beni, acreditava que as idéias poderiam dar certo nas próximas provas.
Quem no entanto, deixou de comparecer a Interlagos, por causa da chuva deixou de assistir, provavelmente, à melhor etapa da temporada tanto na Fórmula-Fiat como na Fiat 147.
Na Fórmula-Fiat, por exemplo, agora com o novo critério de contagem de pontos nas duas baterias, o então líder do campeonato, o paranaense Luís Scarpin, acabou fracassando.
Apenas sétimo colocadona geral, Luis Scarpin não pôde impedir o catarinense Renato Naspolini de elevar-se à condição de primeiro lugar na classificação do certame. Para tanto, Renato Naspolini necessitou vencer a segunda bateria praticamente sem qualquer diferença sobre o carioca Nelson Balestieri, depois de finalizar em modesto sexto na primeira.
E nem a chuva atrapalhou o nível técnico da prova, que mostrou sempre muita disputa na luta pelo primeiro posto.
Negrão e Paternostro
Da mesma forma, cumprida em uma única bateria de 12 voltas, a Fiat 147 mostrou o crescimento da equipe Metropolitada/Scorro, que levou seus três pilotos aos primeiros lugares.
A vitória coube a Luiz Otávio Paternostro, mas Alexandre Negrão e Marcelo Toldi também poderiam perfeitamente ter chegado na frente.
Acontece que o esquema montado previa que os dois últimos facilitassem tudo para Luiz Otavio Paternostro. E como ao longo da corrida eles só encontraram dificuldades com Murilo Pilotto até às primeiras seis voltas, depois foi só proporcionar espetáculo.
O que, aliás, fizeram muito bem. Tão bem que, ao final, muitos nem perceberam o jogo de cartas marcadas.
O próprio Marcelo Toldi jurava que, em condições normais, poderia ter ganho. Paternostro e Negrão, ao contrário, asseguravam que a aproximação do companheiro era fruto unicamente do espírito de equipe e não conseqüência de equipamento inferior.
De qualquer forma, comemoraram alegremente o grande resultado da equipe.
Formula-Fiat Campeonato Rio/São Paulo
- Renato Naspolini / Carbonífera Metropolitana
- Luiz Vilmar / Auto Paraná
- Aderbal Grillo / Café Florianópolis
- Nelson Balestieri / Balestieri Mecânica
- Luiz Zornig / Auto Paraná
- Olwaldo Scheer Fº / Nike Torman's
- Luiz Scarpin / Banestado
- Mario Petrelli Fº /
- Flávio Pulga / Móveis Maber/ Woodstock
- Élcio Prior / Xereta Moda Infantil
- Luiz Otávio Paternostro / Metropolotada/Scorro
- Alexandre Negrão / Metropolitana/Scorro
- Marcelo Toldi / Metropolitana/Scorro
- Murillo Pilotto / Alitália
- José Coelho Romano / Milano
- Hélio Matheus / Milano
- Roberto Mourão / Sada Transportes
- Pedro LaRocque / Alitália
- Paulo Miranda / Autofácil
- Marcos Penna / Sultan
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