Pedro Victor De Lamare conhece como ninguém a pista de Interlagos
Pedro Victor De Lamare venceu tranqüilamente a primeira bateria, que muita gente se surpreendeu com a briga teimosa e equilibrada que terminou decidindo por frações de segundo o resultado da segunda parte da prova e mostrando ao público que superlotava Interlagos que a Fórmula Ford nacional é uma categoria que pode dar muitas emoções.
A corrida era a segunda do Campeonato Brasileiro de Velocidade, disputada como preliminar da prova inaugural do I Torneio Internacional de Fórmula 2 em Interlagos. E a tranqüila vitória de Pedro Victor na primeira bateria foi facilitada por uma familiaridade com a pista, onde, na maior parte do ano, corre diariamente, ensinando aos alunos de sua escola de pilotagem.
É possível que, na segunda bateria (que, como a primeira, foi disputada em sete voltas), Pedro tenha se despreocupado um pouco, mas a verdade é que os pilotos gaúchos Cláuudio Mueller e Clóvis de Morais, já mais aclimatados à pista, dificultaram muito o seu trabalho, embora, na soma dos tempos que decidiria a classificação final, a vitória do paulista tenha sido relativamente folgada: êle terminou a primeira bateria com quase quatro segundos de vantagem sôbre Cláudio Mueller e com quase seis sôbre Clóvis de Morais (da equipe Alfred).
Na segunda, Clóvis foi o primeiro e Cláudio o segundo, mas Pedro Victor chegou emparelhado com êles, perdendo apenas por meio segundo para Clóvis.
Nos treinos de classificação para a prova, Francisco Lameirão, da Equipe Hollywood, obteve o melhor tempo: 3m25s6/10 média de 139,309 Km/h, um segundo menor que os de Clóvis de Morais e Pedro Victor De Lamare. Essa seria a ordem de largada da primeira bateria.
Mas, logo na primeira volta da corrida, cinco carros chocaram-se no fim do Retão e um dêles era o de Lameirão, que corria em terceiro, no encalço de Pedro Victor e Clóvis de Morais. O pilôto da Equipe Hollywood teve de parar no boxe para desentortar a carroçaria (com radiadores de água laterais e com a frente redesenhada por Anísio Campos no estilo do Lotus 72) avariada no acidente, perdendo qualquer chance de conseguir boa classificação.
A disputa então ficou limitada aos dois ponteiros, Pedro e Clóvis, seguidos a alguma distância por Cláudio Mueller e Marivaldo Fernandes.
O gaúcho Clóvis de Morais
Chiquinho Lameirão, que conseguira voltar à pista, recuperava terreno ràpidamente, mas, na penúltima volta, a direção do seu carro endureceu de repente e êle saiu pelo acostamento na Curva da Ferradura. Não se machucou nem danificou o carro, mas ficou definitivamente fora da corrida.
Enquanto isso, Pedro Victor, que conseguira abrir uma distância segura de Claudio Mueller, que desde a terceira volta mantinha o segundo lugar (chegou a liderar na segunda volta), completava folgadamente o percurso.
No intervalo entre as duas baterias, Cláudio e Clóvis, os dois gaúchos que mais se haviam destacados, aproveitaram para regular a suspensão dos seus carros e acertar as relações de marchas ideais para o circuito.
Dada a largada para a segunda bateria, Pedro Victor saltou na frente, mas já no fim do Retão era Mueller quem liderava. Pedro Victor recuperou a dianteira no final da primeira volta, mas voltou a cedê-la logo depois, dessa vez para Clóvis de Morais.
Durante as voltas restante, os três competidores se revezavam na ponta, enquanto Marivaldo Fernandes corria em quarto lugar, isolado. Na penúltima volta, Pedro Victor passou em segundo lugar pelos boxes, colado a Mueller, que liderava, e com Clóvis de Morais nos calcanhares. Pedro demonstrava estar esperando a última volta para ultrapassar o ponteiro no vácuo, já na reta de chegada.
Mas, na entrada da reta, era Pedro quem vinha na frente e quem se aproveitou do vácuo para tomar a ponta foi Clóvis, enquanto Mueller, que tentou fazer o mesmo, garantiu, por centésimos de segundo, o segundo lugar na bateria e na classificação final.
Alfredo Oliveira perdeu um pneu na Curva do Pinheirinho
Foi um final bonito, com os três carros atravessando a linha de chegada quase lado a lado. Durante a segunda bateria, o gaúcho Alfredo Oliveira perdeu um pneu na Curva do Pinheirinho, mas conseguiu chegar aos boxes com o aro da roda, que depois foi substituída para êle voltar à pista.
Com essa vitória, Pedro Victor De Lamare passou a liderar a contagem de pontos do campeonato, com 13 contra 12 de Mueller, 9 de Lameirão e 4 de Clóvis de Morais.
Resultados das duas baterias e a classificação final da segunda prova do campeonato brasileiro de Velocidade Fórmula Ford disputado em Interlagos:
1ª Bateria
- Pedro Victor de Lamare
- Cláudio Ricardo Mueller
- Clóvis de Morais
- Marivaldo Fernandes
- Sergio Mattos
2ª Bateria
- Clóvis de Morais
- Cláudio Ricardo Mueller
- Pedro Victor De Lamare
- Marivaldo Fernandes
- Leonel Friedrich
- Ênio Sandler
Classificação Final
- Pedro Victor de Lamare
- Claudio Ricardo Mueller
- Clovis de Morais
- Marivaldo Fernandes
- Luiz Carlos Correa
- Ênio Sandler