quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Polêmica Continua ...


REINALDO CAMPELLO

Vamos começar pelo que mais lhe tem afligido. Afinal, por que toda esta bronca com relação ao ranking de pilotos ?

Primeiro, eu tenho que dizer que todo o esforço que vem sendo feito com relação à categoria STOCK-CARS é algo inédito no automobilismo brasileiro.

Hoje em dia, nas corridas de Stock-Cars, bate-se recorde de público, as corridas são emocionantes, temos televisão e rádio, e o trabalho de imprensa tem sido imprescindível. Quem transmite tudo o que se passa na pista é a imprensa, então, ela é ponto primordial para que a Stock-Cars seja o que é hoje em dia.

Eu me lembro que conversei com vocês no final do ano passado, defendendo meus argumentos. Pelo nível dos carros e pilotos, pela competitividade da Stock-Cars, ela não pode ser enquadrada da mesma maneira que outras categorias falidas. Senão, segundo os critérios do ranking, acaba acontecendo como aconteceu.

O campeão da categoria mais competitiva do Brasil, exatamente por ela ser competitiva e ter muitos ganhadores, acaba sendo o 20º colocado no ranking.

Isso não é justo quando um Olício dos Santos, que pode até ser bom piloto mas que anda com um carro que não é carro de corrida, termina em segundo. Por isso, a Stock-Car tem que ter um peso diferente das demais categorias. Se o ranking não for bem feito, pode até ser prejudicial ao piloto na hora de conseguir patrocínio.

Então, vamos fazer uma proposta. No segundo semestre a gente reúne um representante de cada categoria e mais um voto decisivo, de alguém, por exemplo, da CBA. Então, a gente dá pesos diferentes a cada categoria de acordo com o consenso geral. Topa ?

Topo. Acho que vai ser uma solução. Sabe, não é advogar em causa própria, mas fui o 25º no ranking e não acho que existam no Brasil 24 pilotos melhores do que eu.

Quem você acha que são os cincos melhores pilotos do Brasil ? 

Bem, eu acho que para ser campeão do ranking tem que ser um cara da Stock-Cars ou no máximo da Fórmula 2, que não é muito competitiva.

Acho um absurdo um cara como o Áttila Sipos ficar parado o ano inteiro, fazer " duas corridinhas " pelo Brasileiro de Fiat e ficar em 13º. E, que desculpe o " Coelho ", mas o Átilla disputou com quem ? Com gente como o " Coelho ", que não tem capacidade de ultrapassar ninguém ...

Tá bom, mas quem são os cincos melhores do Brasil ?

Prá mim, Paulo Gomes, Ingo Hoffmann, Arthur Bragantini, Toninho Da Matta e eu ...


ÁTTILA SIPOS

Diante dos absurdos ditos e injustiças cometidas pelo referido e megalomaníaco piloto (Reinaldo Campello), não posso me calar, mesmo porque os injustiçados representam invariavelmente profissionais de valor, que não têm fácil acesso aos meios de comunicação ou, são excessivamente pacatos e educados para responder. Ou, ainda, por não mais habitarem entre os vivos.

Antes, porém, devo ressaltar que o ranking erroneamente, me posicionou em 13º lugar. Acontece que no Campeonato Brasileiro de Fiat, disputado em seis etapas, obtive quatro primeiros lugares, um segundo lugar e "quebrei" na 3ª etapa. Por tanto, 95 pontos e não 80 pontos, o que dá o terceiro lugar no ranking.

Dito isso, disputei o Campeonato Brasileiro de Fiat com mais de 30 pilotos de todo o País, principalmente com Renato Conill, "Janjão" Freire e Murilo Pilloto, os dois primeiros com todo o esquema de preparação do Clóvis de Moraes (que, até hoje, onde pôs a mão fez o campeão) e que, para felicidade dos pilotos da Stock-Cars, ainda não prepara carros da categoria (quando o fizer, podem ter certeza que estes andarão na frente), e uma verba suficiente para uma equipe modelo de Fórmula 2 Brasil.

Isso para não falar dos pilotos, que de bobos não têm nada.

Portanto, não disputei o Brasileiro com o " Coelho ", Paternostro, Alexandre Negrão, Marcelo Toldi e Rogério dos Santos apenas, mesmo porque esses companheiros de equipe foram adversários categorizados.

E todos possuidores de títulos (exceto Marcelo) nacionais ou regionais, coisa que, alías, o Sr. Reinaldo não possui, apesar de mais de uma década de vãs tentativas. A propósito do " Coelho ", tão menosprezado na citada entrevista do Sr. Reinaldo, devo lembrar que esse tratamento se deve ao fato de que, na época em que participavam da mesma equipe, o " Coelho " era normalmente o mais rápido quando recebia um carro competitivo nas mãos.

Portanto, ele é uma "pedra no sapato" do Sr. Reinaldo, que, aliás, já deveria ter superado a "dor de cotovelo".

Note o Sr. Reinaldo que os pilotos que citou como os melhores do País, são todos várias vezes campeões brasileiros e regionais. Ele se incluir nessa lista é quase que "insanidade" e, no mínimo, uma piada.

Para cada vitória de sua carreira eu tenho um título (palavras de um piloto que poderiam ser minhas) ou, para cada vitória do Sr. Reinaldo, eu tenho uma dezena ...

Adiante, o Sr. Reinaldo diz que andou na frente do " Moco " em várias oportunidades. Isso é uma falta de respeito bem típica dele. O " Moco " apenas participou de algumas provas longas para fomentar o esporte no País e, aliás, venceu a maioria dessas. É provável, porém, que, ao parar nos boxes para reabastecimento em algumas oportunidades, o Sr. Reinaldo o tenha ultrapassado ...

Dizer que o carro de Olício dos Santos ( Campeão Brasileiro, piloto e homem de valor da cidade paranaense de Assis Chateaubriand), um Corcel, não é carro de corrida é um absurdo, ainda mais dito por quem corre de "Opala", como o Sr. Reinaldo. Ainda se fosse o Nélson Piquet comparando ao Brabham F1 Turbo ...

Porém, duvido que o Nélson Piquet, ou qualquer outro piloto de real valor, venha desmerecer o mérito de quem o possui. O Sr. Reinaldo deve aprender a suportar a pressão dos adversários até o final das provas (nunca vi um piloto bom de fato descer de um carro ao final de uma hora de corrida no estado do Sr. Campello, a não ser que tenha sido "hospitalizado" na véspera), parar com a necessidade compulsiva de ter que mostrar aos outros que é bom, para poder tornar-se bom de fato. E, assim, proporcionar retorno publicitário aos patrocinadores com resultados e não com "oba-oba".

Se o Sr. Reinaldo tiver algum talento e seguir estas instruções à risca (dadas por especialistas), talvez possa obter um título, nem que seja regional, e assim superar as frustrações que ora sente. E aprenda a respeitar os campeões.

A propósito, farei uma lista dos melhores pilotos do País (sem ordem de valores), onde não há nenhuma necessidade de me incluir : os resultados o fazem. E, espero poder um dia incluir o Sr. Reinaldo.

São eles: Paulo Gomes, Ingo Hoffmann, Affonso e Zeca Giaffone, Toninho Da Matta, Egon Herzfeldt, Olício dos Santos, Aloysio Andrade Fº, Maurizio Sala, Dárcio dos Santos, Arthur Bragantini, Alfredo Guaraná, Luís Scarpin, Luís Paternostro, Jorge de Freitas, Leonel Friedrich, Cézar Pegoraro, José Junqueira, Egídio "Chichola", pilotos  que estão no exterior e aqueles que perdoarão por não terem sido citados por esquecimento. Porém, como promotor os sr. Reinaldo está perfeito. Principalmente na autopromoção ...