quarta-feira, 10 de julho de 2013

" DELEGAÇÃO DE MENINOS "

GREVE PORTUÁRIA ADIOU O SUL-AMERICANO

ANGELO "Mosquito Elétrico" JULIANO

O 1º Torneio Sul-Americano de Automobilismo entre o Brasil, Uruguai e Argentina, iniciou-se em dezembro de 58 no Autódromo de Interlagos, vencendo a primeira prova o veterano volante argentino Froilan Gonzalez.

O programa das 3 provas do torneio consisti do seguinte: 1ª prova em Interlagos (já disputada); 2ª em 18 de janeiro no Autódromo de El Pinar no Uruguai e a 3ª e última, 25 de janeiro no Autódromo de Buenos Aires.

Saliente-se que êste torneio somente permite a participação de máquinas da Mecânica Nacional e cada país disputa com três pilôtos.

Lamentavelmente, por contratempos de ordem superior intransponíveis, esta tabela não pôde ser concretizada em virtude da greve dos estivadores do porto de Montevidéu. As três máquinas dos pilôtos nacionais não puderam ser desembarcadas e o torneio foi adiado.

A propósito declarou-nos o chefe da delegação nacional, atual presidente da Comissão Desportiva Regional de São Paulo do ACB,  sr Angelo Juliano:

" Foi unicamente devido à greve dos estivadores que adiamos o torneio. Os volantes e mecânicos já voltaram, mas as máquinas desde 11 de janeiro, continuam no porão do vapor DRINA, ancorado no Uruguai.

Tentamos desembaraçá-la de qualquer maneira, utilizando até recursos próprios e particulares, mas inutilmente. Em vista do acontecido, as datas das duas últimas provas foram alteradas para : 22 de fevereiro no Uruguai e 1º de março na Argentina. "

OTIMAMENTE RECEPCIONADOS

E prossegue :

" Tivemos excelente recepção no Uruguai. Ficamos mesmos embaraçados com as gentilezas que os uruguaios nos propiciaram. Os volantes voaram com passagens pagas ida e volta oferecidas pela Associação Uruguaia dos Volantes e os mecânicos e as máquinas seguiram por via marítima em condições idênticas. "

" Lá fomos hospedados em hotel categorizado e um carro foi colocado à disposição da delegação pelos simpáticos desportistas uruguaios.

Assistimos ao Grande Prêmio de Esça a 18 de janeiro, disputado entre volantes argentinos e uruguaios da Mecânica Nacional de ambos os países. Esta prova seria a segunda do torneio mas houve o inesperado contratempo do desembarque, e como os argentinos já haviam retirado as suas máquinas, cumpriram o programa disputando com os uruguaios em competição extra-programa. Venceu o argentino Ramon Requejo e Froilan Gonzalez, um dos favoritos, abandonou a pista por avaria no motor. "

" A prova foi presenciada pelos pilotos nacionais, que puderam observar o ângulo e tomadas de curva, a maneira de como conduzem os volantes rivais na pista de El Pinar e além disso, controlaram os tempos dos futuros adversários. Aproximadamente 30.000 pessoas lotaram o autódromo, o que dá idéia da popularidade que detém o automobilismo no país vizinho. "

DELEGAÇÃO DE MENINOS - MUITO COTADOS OS NACIONAIS

Quero salientar que os dirigentes do automobilismo esportivo da Argentina e Uruguai estão surpresos com a gigantesca expansão, nestes últimos anos, do automobilismo nacional, principalmente da mecânica.

Os três volantes realmente possuem chances concretas de vencer porque estão tecnicamente iguais aos seus rivais, apesar de não possuírem a tarimba de alguns dêles; são jovens e impetuosos, conduzem e adaptam-se sem estranhar diferentes pistas.

A máquina mais veloz é de Ciro Cayres, um FERRARI-CORVETTE de 340 HP; é secundado por Froilan Gonzalez e Fritz D'Orey, ambos com CORVETTE  de 300 HP.

A questão da idade dos volantes nacionais foi muito explorada pela imprensa argentina e uruguaia, (Ciro Cayres, 26 anos, Fritz D'Orey, 22 anos e Paschoal Nastromagario, 24 anos ) que passou a denominar carinhosamente os volantes de "delegação de meninos", afirmando ter sido esta a primeira vez que pilôtos tão jovens disputavam no país, uma prova internacional.

Esclareceu ainda nosso entrevistado :

O autódromo de El Pinar compreende um circuito de 2.700 metros de trechos mistos, curvas algo abruptas com duas retas de 500 metros, possibilitando médias de 90 a 100 quilômetros. É muito seguro e caso o volante deixe a pista, a areia que a circunda freiará a máquina. O record é de Froilan Gonzalez em 1'19"4.

Em Buenos Aires, a prova será disputada no 2º circuito que tem 3.200 metros e possibilita médias de 120 quilômetros. O record pertence a Froilan com 2'20". Neste mesmo circuito, disputaram a Fórmula 1, na abertura do campeonato mundial.

JIM RATHMAN E JIMMY BRYAN NO BRASIL !

O sr tratou no exterior de outras provas ? indagamos.

" É plano do organizadores fazerem deste torneio uma realização anual, somente alterando as datas para agosto  e setembro e contando com a participação do Chile que também possuem Mecânica Nacional.

Estamos trabalhando na comissão desportiva regional para organizarmos, após agosto deste ano, uma prova internacional em Interlagos, com a presença de argentinos, uruguaios e de dois dos mais renomados volantes americanos : Jim Rathman e Jimmy Bryan.

É evidente que os pilotos americanos não participarão com suas máquinas de Indianápolis JOHN ZINK SPECIAL, possuem êles na Califórnia categoria idêntica à Mecânica Nacional, chassi de Fórmula 1 e motores de série.

Estou seguro que os volantes nacionais que disputarão êste torneio, têm condições e méritos suficientes para divulgarem no exterior, o atual automobilismo brasileiro. "