Não há, em todo o mundo, nenhum circuito onde o público assista a uma corrida como em Interlagos.
De qualquer lugar é possível ver entre 85 e 90% dos 8 quilômetros de pista que cortam uma área de 957.000 m².
Apenas em Hockenheim, Alemanha, existe algo parecido e mesmo assim, em menor escala : uma parte da pista, exatamente a mais sinuosa, foi construída bem no meio das arquibancadas, como se fosse um estádio. Mas é uma parte bem pequena, depois da qual os carros desaparecem em meio às árvores.
Em Interlagos, não: o espectador pode assistir às voltas completas, acompanhando a evolução dos competidores, observando as dificuldades e até prevendo o momento mais emocionante de cada ultrapassagem.
Construído num vale, a topografia do circuito de Interlagos fez do espectador um privilegiado, mas sem tornar o traçado monótono para os pilotos. Ao contrário: mais emocionante que Interlagos, dizem e concordam todos os pilotos da Fórmula 1, só Nurburgring, com seus 23 quilômetros de extensão e 72 curvas.
Graças à topografia local e ao inspirado desenho da pista, Interlagos tem todos os tipos de dificuldades e atrativos para máquinas e pilotos: curvas de alta e de baixa, freadas fortes, retas velocissímas, subidas e decidas, a tal ponto que poucos pilotos, com exceção talvez de Emerson Fittipaldi, podem dizer que conhecem totalmente o segredo de suas dezesseis curvas.