terça-feira, 16 de setembro de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO MOTOCROSS


Roberto Boettcher




1982 - Depois da confusão reinante em União da Vitória, que culminou com a não realização da prova, pela decisão dos pilotos em não largar por causa das condições da pista, a segunda etapa do campeonato Brasileiro acabou sendo realizada em Brasília.

O Motocross hoje, no Brasil, atrai muito mais público do que qualquer competição de motos ou carros, com exceção da Fórmula 1, e por esse mesmo motivo percebe-se cada vez mais o interesse das fábricas em incentivá-lo e também mostrar a superioridade das suas motocicletas nas pistas, resultados que serão usados depois, comercialmente.

Para isso as equipes oficiais de fábrica não estão medindo esforços no preparo das suas máquinas e na escolha dos pilotos que as representarão. E nesta segunda etapa já pudemos perceber pelas disputas e equilíbrio das provas o quanto isso é benéfico para o motociclismo de competição nesta modalidade, o motocross.

Em Brasília o equilíbrio ficou demonstrado com a vitória da Honda na 125cc através de Moronguinho, e da Yamaha na 250cc com Roberto Boettcher.

Na 125cc, a prova mais disputada, Álvaro Cândido Filho da equipe Comstar assumiu a liderança seguido de perto por Roberto Boettcher e por Nivador Bernardi. Moronguinho, que se atrasou na largada, vinha em quarto, mas com excelente recuperação perto do meio da prova, já era o primeiro seguido de Boettcher e Nivador, Enquanto um pouco mais atrás a disputa pelo quarto lugar era incrível, envolvendo Claudio Assunção, Claudio Teixeira e Ylton Veloso, com vantagem no final para Veloso.

Na 250cc as posições se inverteram, e foram quase que definidas desde o início. Roberto Boettcher abriu uma boa vantagem sobre Nivanor, Moronguinho e Alvaro Cândido, que disputavam duramente a segunda posição. Neste momento Nivanor caiu e quase foi atropelado por Moronguinho, desistindo da prova em seguida. Excelente participação teve também Ylton Veloso, que após um tombo na largada recuperou-se com muita garra, cruzando a linha de chegada em quarto lugar e muito aplaudido pelo bom público presente, aproximadamente de 10 mil pessoas.

CLASSIFICAÇÃO 125CC

  1. Pedro Bernardo Raimundo / RS / Honda
  2. Roberto Boettcher / GO / Yamaha
  3. Nivanor Bernardi / PR / Yamaha
  4. Alvaro Cândido Filho / SP / Honda
  5. Ylton Veloso / PB / Honda
  6. Claudio Teixeira / SP / Yamaha


CLASSIFICAÇÃO 250CC

  1. Roberto Boettcher / GO / Yamaha-Shell
  2. Pedro Bernardo Raimundo / RS / Honda
  3. Alvaro Cândido Filho / SP / Honda
  4. Ylton Veloso / PB / Honda
  5. Osmar Ferreira / MG / Yamaha-Shell