terça-feira, 23 de setembro de 2014

TAÇA CENTAURO: A VOLTA DE ADÚ

DEPOIS DE FICAR MAIS DE UM ANO AFASTADO DAS PROVAS DE MOTOS, ADÚ VOLTOU A CORRER A TAÇA CENTAURO




Retorno de Adu Celso ao motociclismo


1978 - Catorze meses sem participar de uma corrida de motociclismo não foram suficientes para impedir a vitória de Adu Celso Santos na principal prova da abertura da VIII Taça Centauro, realizada no autódromo de Interlagos.

Adú, que se tem dedicado apenas às provas da Fórmula VW 1600, resolveu participar também da Taça Centauro e não teve dificuldades para vencer com seu protótipo Cetemo as duas baterias da categoria Especial 350 cc.

Na categoria Esporte 350 a 1300 cc, Denísio Casarini obteve boa vitória com o protótipo Renome 350. As demais provas foram vencidas por Antônio Siqueira (prototipo Cetemo na Classe 125 cc), Angelo Amato (Minarelli na de 50cc), Rubens Duarte Pinha (Suzuki 550 na de Estreante e Novatos), Mario Tamburro Filho (Honda 125 na Formula-Honda) e José Scalona (Man-Motovi na prova de ciclomores).

Adú foi o vencedor das três últimas disputas na Taça Centauro, e neste ano certamente conseguiria seu quarto título consecutivo se não tivesse decidido ficar fora da segunda e última etapa, porque nesse mesmo dia estava marcada mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Volkswagen.

Nessa sua volta ao motociclismo, Adú provou que continua bem melhor que os demais pilotos brasileiros. Começou a vencer logo na primeira volta, quando conseguiu mais de 13 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Marco Antonio Grecco, que já na volta seguinte perdeu posição para José Casarini.

Mas Casarini foi superado na segunda volta por Antonio Bernardo Neto. O terceiro lugar ficou para Claudio Girotto Filho, seguido por Jose Casarini, Marco Grecco e Lauro Assakawa.

Adú voltou a largar na frente na segunda bateria, que era para ter seis voltas, mas foi erradamente finalizada na quinta pelo presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, quando as posições já estavam definidas: Adú em primeiro, seguido de Bernardo, Girotto, Mario Santos, Grecco e Assakawa.

Na prova da Categoria Esporte 350 a 1300cc, Denisio Casarini saiu na frente, com Valter 'Tucano" Barchi praticamente colado em sua traseira. Os dois dispararam na frente e a disputa ficou cada vez mais acirrada, com Tucano se aproximando no miolo e Denisio fugindo nas retas. Mas na quarta volta o motor da Honda 500 de Tucano estourou, e Denisio terminou as oito voltas bem na frente do segundo colocado, Sidney Scigliano, com uma Ducatti 900.

Atrás vieram Paulo Sergio Castroviejo (Suzuki 500) e Milton Nicola Adib, que com uma Yamaha RD 350 foi o primeiro na Classe 350 a 400cc.

A Formula-Honda, iniciada na abertura da Taça Centauro, teve a participação de mais de 50 pilotos principiantes e novatos com Honda 125. A vitoria foi de Mario Tamburro Filho, com boa atuação.

CATEGORIA ESPECIAL 350CC
  1. Adú Celso Santos / protótipo Cetemo
  2. Antonio Bernardo Neto / Yamaha TZ 350
  3. Claudio Girotto / Yamha TZ 350
CATEGORIA ESPORTE 350 A 1300CC
  1. Denisio Casarini / protótipo Renome
  2. Sidney Scigliano / Ducatti 900
  3. Paulo Sergio Castroviejo / Suzuki 500
CATEGORIA 125CC
  1. Antonio Siqueira / protótipo Cetemo
  2. Claudio Girotto Filho / Yamaha
  3. Tetsunori Ynada / Yamaha
CATEGORIA 50CC
  1. Angelo Amato / Minarelli
  2. Marcelo Scalopp / Yamaha
  3. Antonio Martins / San Diego
CATEGORIA FORMULA-HONDA
  1. Mario Tamburro / Honda CG 125
  2. Eduardo Machado / Honda CG 125
  3. Jose Gonzalez / Honda CG 125cc