quinta-feira, 16 de outubro de 2014

2m30S




1975 - "Se não for com este carro, eu dificilmente conseguirei ganhar uma corrida", exultava de novo o francês Jean-Pierre Jarrier antes do Grande Prêmio do Brasil de 1975.

E o Shadow DN5 era mesmo uma obra-prima de projeto e construção, tanto que Jarier foi o primeiro piloto a superar a marca de 2min30s para a pista de Interlagos, coisa que nem Emerson Fittipaldi, com seu conhecimento da pista, havia conseguido até então.

O carro era tão veloz que Jarier chegou a humilhar os adversários, batendo o recorde da pista a cada uma das primeiras voltas da corrida. "Era um prazer pilotar o Shadow", disse ele depois à televisão francesa. Mas no Grande Prêmio do Brasil seu prazer acabou na 32ª volta, quando uma simples bomba injetora estourou e o tirou da prova.

Desolado, o francês observou, sentado sobre uma pilha de pneus, o brasileiro José Carlos Pace ganhar seu primeiro e único Grande Prêmio na Fórmula 1.