1975 - A Brabham tinha uma das maiores equipes técnicas da Formula 1 em 1975, "Tem um técnico para cada parafuso", brincava o brasileiro José Carlos Pace, seu principal piloto. E foi animado com o formidável time que Pace alinhou na pole-position para o Grande Prêmio da África do Sul.
Mas na corrida não aconteceu nada do que tinha havido nos treinos, e Pace não conseguiu manter a ponta nem na primeira volta. O carro andava "redondo" mas não rendia. Inrritado, o brasileiro resolveu sair no braço com a máquina, forçando nas curvas, mas tudo o que conseguiu foi um quarto lugar atrás da Tyrrell de Patrick Depailler.
Nos boxes, aturdidos, os mecânicos foram ajudá-lo a sair do carro e notaram que havia alguma coisa solta sob o pedal do acelerador: um absurdo chaveiro, deixado ali, certamente, por algum azarado técnico que mexeu na frente do carro e deixou cair o molho de chaves que interrompeu o curso do pedal; afinal, este pedal é o mais usado por quem tem a pretensão de correr na frente.