terça-feira, 7 de abril de 2015

MASAHARU TANIGAWA




1979 - Se Tetsunori Inada conseguir sua naturalização, ele poderá disputar novamente o título de campeão brasileiro da categoria de 125 cc, da qual é campeão paulista, com a mesma RS125, 29 hp, que o mecânico Masaharu Tanigawa preparou com carburador de YZ para uma vitória tranquila sobre todas as Hondas MTRII que aparecerem nas pistas.

E, elas deverão aparecer em maior número, se o engenheiro mecânico Gualtiero Tognocchi conseguir preparar cerca de dez motores HONDA MTR II com o mesmo quadro monoshock, de molibdênio, que ele mesmo construiu a partir de um protótipo do holandês Nico Baker.

Assim, o angolano Antonio Siqueira, campeão brasileiro na Categoria 125 cc, não terá apenas Ramon Macaya como aliado para vencer as RS nacionais. Terá novos motores Honda Monocilíndricos, refrigerados a ar, 29 hp a 10.500 RPM, taxa de compressão de 7.6:1, seis marchas, ignição eletrônica e pneus Michelin, importados em grande quantidade pela DACON, com composto misto para pista seca e molhada.

Especula-se também que essa categoria poderá ser engrossada com novas RS 125 preparadas por Tanigawa que, segundo o próprio mecânico, tem melhores condições de preparação que outras máquinas semelhantes. No caso, alguns motores revolucionários da Kawasaki, também monocilíndricos, que já estariam no país ou ainda, motores Yamaha YZR, idênticos aos motores Cross 125cc com câmbio diferente.

Mas, Masaharu Tanigawa disse ter abandonado definitivamente o motociclismo de competição, deixando para seu aluno, Tetsunori Inada, o "livro de receitas" do mestre.