Amigos, não foi a final do século que todos esperavam. Foi uma final sem brilho, ofuscada pelo que aconteceu dentro e fora das pistas.
Na minha opinião quem tirou o brilho dessa final foi a cartolagem. O incidente da Malásia foi mal conduzido pelos cartolas. Deveria ser resolvido lá. Rossi punido com bandeira preta, desclassificado, caso encerrado e partimos todos para Valência zerados.
Desde o começo do século passado quando inventaram as corridas e se estabeleceram regras que deveriam ser seguidas pelos competidores, atitudes como a de Rossi sempre foram punidas com bandeira preta. Não tem nem o que discutir, não interessa se o Marquez fechou, se o Marquez segurou... o ato de deliberadamente jogar um adversário para fora da pista, sempre foi punido com a desclassificação. Se Rossi tinha alguma queixa a respeito da conduta do Marquez, deveria ter feito uma queixa após a prova, nunca ter feito o que fez.
Mais ai entrou em ação os incompetentes da cartolagem. Pensando na disputa final do campeonato, na popularidade de Rossi, no dinheiro envolvido etc, resolveram dar um jeitinho e não desclassificaram o Rossi. Como também ele não poderia ficar sem punição vieram com aquela dele largar em último da próxima prova. Presepada total! O que acabou mais prejudicando do que ajudando o Valentino e atrapalhou a decisão do mundial. O caso todo deveria ser resolvido na Malásia.
Quanto a prova, foi uma corrida sem emoção. Valentino Rossi largando em último foi subindo de posições graças ao seu talento, a colaboração de alguns companheiros que não ofereceram resistência e principalmente por estar pilotando a máquina campeã do mundo, uma Yamaha YZR-M1. Não achei nada fora do comum. Fez o que todos previam, quando chegou na quarta colocação empacou atrás das Hondas e terminou a 15 segundos do Pedrosa. Nada de extraordinário ou de épico.
Lá na frente nenhuma emoção, Jorge largou bem e em nenhum momento foi ameaçado pelas Hondas. No final Pedrosa se aproximou de Marquez, tentou uma ultrapassagem mas não conseguiu, o que acabou beneficiando Lorenzo que conseguiu abrir um pouco de Marquez e evitar um ataque no final.
Parabéns para Jorge Lorenzo, que fez uma fantástica qualificação conquistando a Pole, o que foi importante para a corrida e serviu para minar a confiança de Rossi. Na corrida, volta mais rápida e vitória, perfeito.
P.S O que me chamou a atenção foi o nervosismo dos dois no grid de largada: Rossi o tempo todo quieto, agachado com o rosto colocado na roda dianteira, bem diferente do Rossi que conhecemos. Lorenzo também muito tenso, quase colocou o capacete com óculos e fone de ouvido, demonstrando muita tensão. Não me lembro de ter visto uma final com os pilotos tão tensos.