terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ALEX DIAS RIBEIRO



1973 - O dia 8 de novembro de 1973 foi para Alex Dias Ribeiro decisivo para que ele corresse na Europa na próxima temporada na Fórmula 3. Depois de apenas sete voltas na pista de Snetterton, Inglaterra, ele conseguiu fazer uma volta em 30,1s num GRD, quando o recorde era 29,6s. Isto bastou para receber um convite da direção da fábrica: "Eles estavam precisando de um piloto para a temporada. Claro que eu vou pagar à GRD, mas o espaço do carro é para colocar o nome dos meus patrocinadores".

Antes deste teste Alex já havia experimentado um March-Ford 733 para correr em Thruxton e Brands Hatch. Nesta última, conseguiu um oitavo lugar e três convites para testes: um da March, um da GRD e um da MacArty, representante na Itália da Brabham. Portanto sua viagem à Europa teve um ótimo resultado: "Testei três marcas diferentes de carro e tirei um ótimo proveito disto tudo, pois também conheci cinco circuitos: Snetterton, Silverstone, Brands Hatch, Thruxton e Monza".

Ele no entanto considera o mais importante desta viagem, a decisão que tomou em correr na Europa: "É bem provável que eu fique na GRD. Gostei muito do ambiente, estão todos entusiasmados e terei a vantagem de correr com um carro de fábrica". Não há dúvida de que a GRD, com interesse em vender mais carros e precisando de um piloto, certamente dará uma boa assistência a Alex.

A decisão do campeão brasileiro de Fórmula Ford de 1973 é bem argumentada: "Em 1967 Cevert começou a correr como eu. Quando morreu, era piloto de Fórmula 1 e eu apenas de Fórmula Ford. No Brasil, apesar de estar na melhor equipe (Hollywood) acho que ficaria marcando passo. Na Europa, em um ano vou correr em 25 provas, um calendário que exigiria, dentro da programação brasileira, quatro anos. E eu quero tentar fazer mais alguma coisa como piloto".