quarta-feira, 23 de março de 2016

FRIO E CHUVA EM TARUMÃ

Sob chuva, a pista de Tarumã, a mais veloz do país, ficou estreita na largada dos Aspirados


1995 - Flavio "Nonô" Figueiredo, na Categoria Turbo, e José Mario Castilho, na Aspirados, venceram em Tarumã no Rio Grande do Sul.

"Nonô" Figueiredo venceu depois de se classificar em segundo lugar no grid, atrás de Walter Travaglini. Apesar da chuva, todos os pilotos optaram por usar pneus slick e Nonô, largando com mais calma, deixou para trás os oponentes, que patinavam sem conseguir sair do lugar.

Paulo Gomes, que largou mal, caindo para o oitavo lugar, deu um show na pista encharcada para terminar em segundo. "Fui tocando o carro e passando um por um, dois por dois", contou ao final da prova.

O grande azar da tarde sobrou para Ingo Hoffmann, que rodou sozinho na Curva do Laço, bem no final da corrida. "Que mancada!", queixava-se ele no boxe, as mãos na cabeça, depois da bandeirada.

Nonô deu show na chuva em Tarumã

A diferença entre os dois primeiros no grid, em Tarumã foi de 16 milésimos de segundo. Em terceiro ficou o carioca Murilo Piloto que, durante a prova, sofreu um grave acidente. O impacto o deixou desacordado por alguns minutos. Além disso, ele recebeu um longo corte na cabeça quando seu capacete se soltou. "O capacete estava frouxo e saiu de minha cabeça", recorda.

A categoria dos Aspirados, na etapa gaúcha, apresentou uma surpresa: o segundo lugar do paraibano Valdeno Brito Filho, que até então só havia participado de sete corridas da Fórmula Uno, quatro delas no ano passado, marcando pontos em cinco. Com 21 anos, ele é o único representante da região nordeste na categoria. Valteno é Atleta de Cristo, parte do grupo fundado e presidido pelo ex piloto de Fórmula 1, Alex Dias Ribeiro, "Aprendendo muito com ele, inclusive sobre pilotagem", conta o jovem piloto.


A prova dos Aspirados, em Tarumã, foi das mais complicadas. No sábado, após a classificação, quinze carros foram flagrados usando diferencial bloqueado, um recurso que dá mais tração ao carro e não é permitido pelo regulamento. Um acordo entre os pilotos levou a uma segunda tomada de tempos, na manhã de domingo.





As multas deixaram de existir no caso de ultrapassagem em bandeira amarela ou atitudes antiesportivas. Agora, o piloto será eliminado do treino, caindo para a última posição do grid, ou perderá 25 segundos se o fato ocorrer durante a prova. "As multas não estavam adiantando nada. Os pilotos que têm mais dinheiro não se importam e vão pagando", comenta Fábio Greco, coordenador da categoria.

Em Tarumã, quando o pace car entrou na pista após uma capotagem de Mario Covas Neto, muitos pilotos continuaram disputando posições como se a prova continuasse normalmente.



CATEGORIA ASPIRADOS RESULTADOS

  1. Jose Mario Castilho
  2. Valdeno Brito Filho
  3. Tino Vianna
  4. Titônio Massa
  5. Marcio Lott
  6. Fernando Angelieri
  7. Paulo Braga
  8. Jose Massa Neto
  9. Astolpho Macedo
  10. Mauricio Soares


CATEGORIA TURBO RESULTADOS

  1. Flavio Nonô Figueiredo
  2. Paulo Gomes
  3. Antonio Jorge Neto
  4. Chico Serra
  5. Renato Conill
  6. Ingo Hoffmann
  7. Walter Travaglini
  8. Fabio Sotto Mayor
  9. Xandy Negrão
  10. Paulo Carcasci