terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A VINGANÇA DE ULZANA



1972 - Meu tipo de filme preferido são os western e gosto muito do tipo de cinema que era feito na década de 70 onde você pode encontrar verdadeiras gemas. Uma delas é A Vingança de Ulzana (Ulzana's Rider).

O filme é de 1972 com direção do premiado diretor americano Robert Aldrich. No elenco o fantástico Burt Lancaster, um dos maiores atores do cinema. Difícil dizer qual foi a sua melhor performance, ele fez filmes memoráveis. Ulzana's Rider não é um dos seus filmes mais conhecidos, mas está entre os melhores.

O filme é violento e perturbador. É filme para adultos. Há cenas fortes mas sem violência gratuita. Não tem mocinho ou bandido, as atrocidades acontecem dos dois lados, é um filme para reflexão. A história é sobre uma caçada a um fugitivo Apache. Mas o filme é mais do que isso, as dúvidas do jovem Tenente que comanda a tropa e seu questionamento querendo entender o porquê de tanta violência. Não há julgamento moral. Há cenas memoráveis, como o ataque a uma carroça onde o soldado foge e deixa para trás uma mulher com uma criança. Em outra Lancaster responde ao jovem Tenente porque não odeia os Apaches: "Seria como odiar o deserto só porque ele não tem água". Recomendo para quem gosta de um bom filme.