sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

OPINIÃO: MASSA NÃO VOLTA




Senhores, afirmo que é quase zero a possibilidade de um retorno de Felipe Massa, não vou cravar porque teve muita gente por ai que andou cravando e se deu mal.

Felipe Massa sempre foi um piloto subestimado. Além de ser um piloto rápido, o que mais me chamava a atenção eram as suas atitudes, que sempre foram firmes e conscientes, revelando ser uma pessoa muito inteligente. 

Na minha visão ele não é o tipo de pessoa que toma uma decisão e no dia seguinte volta atrás.

Quando ele anunciou sua aposentadoria em setembro pegando muita gente de surpresa, mostrou ser uma decisão consciente e bem pensada. Em nenhum momento eu percebi algum tipo de arrependimento, pelo contrário senti firmeza na decisão.

Que me desculpe o Lauda, mas acho que ele esta equivocado quando disse que o Felipe chorou em Interlagos porque estava arrependido de parar. Felipe chorou, na minha opinião, porque não queria encerrar a sua história em Interlagos com um abandono. Foi esse o motivo do choro, não ter terminado sua última corrida em Interlagos com um bom resultado.

Felipe sempre foi muito sincero em sua declarações, por esse motivo não tenho porque duvidar que a razão principal da sua aposentadoria foi não dispor de uma carro que permitisse disputar vitórias, conforme ele declarou.

Então, que sentido faria ele retornar para o mesmo carro que não permitiu que ele lutasse por vitórias. Seria um contrassenso não?

Tem muita gente dizendo que a Williams vai melhorar na próxima temporada por que recebeu dinheiro etc. Em primeiro lugar só dinheiro não resolve, exemplo da Renault, uma grande fábrica por trás, um excelente motor mas o carro não vai. Outra coisa, é mais provável que Palestinos e Israelenses assinem um acordo de paz, do que a Williams construir um bom carro para 2017.

Vocês acham que alguém que abre mão do seu melhor piloto e contrata um novato sem experiência, tem alguma ambição para 2017. Nenhuma. Se Frank soubesse que tem nas mãos um carro que pelo menos permitisse brigar por pódios ele abriria mão do Bottas? De que adianta ter carro bom se você não tem piloto à altura do carro! Tudo indica que a Williams vai ser um time pior do que foi em 2016.

Em 2016 se a Toro Rosso não tivesse sofrido com o motor Ferrari e a McLaren com o motor Honda era bem provável que eles superassem os Williams.

Diante desse quadro o que Felipe pode esperar conseguir retornando em 2017? Nada além de fazer uma temporada pior do fez em 2016.

Em 2016 ele ainda contou com o Bottas para dividir responsabilidades. Caso retorne, em 2017 ele não vai ter com quem dividir. Todo o peso e cobranças vão cair nas sua costas.

Com o possível retorno todos ganhariam, menos ele. 

Bottas vai para a Mercedes lutar por vitórias, Frank Williams ganharia uma bolada de dinheiro e o Massa ia ganhar o que?

Nada! Sofreria a temporada toda com um carro ruim, jogaria no lixo uma das despedidas mais bonita que um piloto jamais teve, e no final no ano ainda vai ouvir:

" Voltou pra que? Para fazer isso que fez era melhor ter ficado aposentado! "