segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

CONTRATO DE 1 ANO



Amigos, a resposta para a charada esta no contrato de 1 ano.

Na contratação do Valtteri Bottas pela Mercedes, tudo encaixava certinho, menos esse contrato de 1 ano.

Por que depois de tanto trabalho e dinheiro gasto para tira-lo da Williams, o contrato assinado é de uma temporada.

Quando você faz tanto esforço para conseguir um piloto, você quer prendê-lo por bastante tempo.

Vamos imaginar que Bottas faça uma excelente temporada e prove que é um piloto vencedor. No final do ano ele vai estar livre de contrato, permitindo que uma Ferrari com um carro vencedor (caso construa um em 17) e um caminhão de dinheiro seduza ele para mudar para Maranello.

A Mercedes alegou que é para testá-lo. Mas se você pensar bem não faz muito sentido.

Qualquer piloto que tenha um minimo de competência vence sentado naquele extraordinário carro.

E Bottas é um piloto competente, ele nunca foi batido por seu companheiro de time. Ano passado com aquela porcaria de carro da Williams, ele conseguiu um heroico terceiro lugar no GP do Canadá. Com uma Mercedes na mão ele certamente vai vencer corrida.

O único teste que a Mercedes vai fazer é para saber se ele pode bater Lewis Hamilton.

Mas aí fica o ponto de interrogação. Por que a Mercedes quer um piloto para fazer frente a Lewis Hamilton?

Se eu fosse dono do time Mercedes, meus pilotos seriam Lewis Hamilton e para segundo piloto "qualquer um", e de preferência um piloto mais fraco que ele. Para o lugar de Rosberg eu escolheria um "Berger", alguém que não incomodasse Lewis. Nunca eu colocaria alguém com fome para vencer.

O normal seria assinarem um contrato de 2 anos, como todo mundo faz. Contrato de 1 ano na Formula 1 moderna eu nunca vi. Prolongar contrato por 1 ano é uma coisa normal, como Kimi fez, Massa fez isso em 2015, até aí tudo bem. Agora você contratar um piloto novo com contrato só por uma temporada eu nunca vi!

Eu fiquei um bom tempo com isso martelando na minha cabeça, tentando entender o por que desse contrato, até que cheguei na única conclusão possível:

Pressa!!!

A Mercedes tem pressa para conseguir um substituto à altura de Lewis Hamilton.

A Mercedes não esta procurando um substituto para Nico Rosberg, ela esta procurando um substituto para Lewis Hamilton.

Esse é o motivo do contrato de 1 ano, eles tem pressa para arranjar um substituto para o Hamilton.

Se o Bottas não conseguir fazer frente ao Hamilton esse ano, ele leva um pé na bunda no final da temporada e a equipe já sai atrás procurando outro piloto top para a próxima temporada. Com um contrato normal a equipe não poderia fazer isso. Ficaria com Bottas preso por dois anos.

É isso que está acontecendo. Eles querem se livrar de Lewis Hamilton, mas só podem fazer isso quando encontrarem um substituto para ele.

Pegue o resultado das últimas quatro corridas da temporada passada. Lewis Hamilton venceu todas.

Venceu as quatro (apesar daquele erro grotesco no Mexico) porque não foi incomodado por Nico Rosberg. Nico só queria chegar em segundo, porque ele só pensava no título. O Lewis sem ser incomodado por outro piloto faz a lição de casa bem feita. O problema dele é cabeça fraca, mas se você deixar ele sozinho na equipe ele rende.

Então o normal era ter Lewis Hamilton como primeiro piloto e um segundo piloto mais fraco para deixa-lo tranquilo vencendo corridas, como aconteceu no final da temporada quando ele não foi importunado pelo Rosberg.

Quem tem Lewis Hamilton como piloto principal não precisa se preocupar em arranjar segundo piloto!

Ai  vem a Mercedes e contrata o Bottas, um cara que não tem perfil de segundo piloto e que esta faminto para vencer uma corrida. Com certeza vai pisar no calo do Hamilton. Para que fazer isso?

Não era melhor (e mais barato) botar um piloto da casa para deixar o Lewis tranquilo.

Se você coloca o Pascal ele não vai incomodar o Hamilton, caso ele tente alguma gracinha, o Toto chega na orelha dele e fala "agora não, espera a tua vez". Faz como o comendador fez com o Villeneuve em 79.

Conclusão, a Mercedes esta cheia do Hamilton e desesperada para encontrar um substituto à altura.

Só pode ser isso para esse contrato de 1 ano, eu não encontro outro motivo.