quarta-feira, 24 de maio de 2017

VENCER 1 GP DE F1 VALE MAIS QUE 10 TÍTULOS DA INDY




Amigos, desde que Fernando Alonso anunciou que iria participar da Indy 500 ele não saiu mais dos noticiários.

A Formula Indy que andava meio esquecida no continente europeu, voltou a ser manchete. Todo santo dia tem alguma notícia relacionada a Alonso e a Indy 500.

Escrevi aqui no blog que na semana seguinte ao GP da Rússia, o assunto Alonso foi mais comentado do que a vitória do Bottas. A Indy ganhou uma importância que não tem.

Você não pode comparar a Indy com a Formula 1. A Indy é uma categoria regional, feita para o público americano. Enquanto a F1 é uma categoria mundial.

Um McLaren-Honda MCL32 é um carro da mais alta tecnologia. Nele foram utilizados os melhores materiais disponíveis para a construção de um carro de corrida. O departamento de engenharia da McLaren é um dos mais avançados do mundo. Na parte de motor, a Honda investe pesado no desenvolvimento do HONDA RA617H. Seus melhores engenheiros trabalham no projeto e milhões de dólares já foram gastos até agora.

Um Dallara DW12 é um carro padrão, de baixo custo se comparado com um F1. Enquanto um chassi F1 é utilizado somente para uma temporada e recebe evoluções depois de cada corrida, um carro de Indy é feito para durar 10 anos. Um abismo técnico entre os dois.

Comparar um Formula 1 com um Formula Indy e o mesmo que comparar um caça Lockheed Martin F-22 "Raptor" com um Embraer EMB-312 "Tucano".

A F1 tem os melhores pilotos do mundo, é a elite. Lewis Hamilton e Fernando Alonso estão na lista dos mais bem pagos esportistas. Não dá para comparar um Simon Pagenaud com um Max Verstappen. Max será sempre lembrado, Simon logo cairá no esquecimento.

Na Formula Indy, um piloto que larga em último pode vencer a prova. Na Formula 1, um piloto que larga em último, "termina em último".

Formula Indy é "show business", Formula 1 é "corrida de carros".








Nenhum comentário: