domingo, 16 de julho de 2017

QUALIFYING É O PONTO FRACO DO VETTEL



Amigos, essa pole do Hamilton era, sim, previsível, bastando atentar para alguns fatos. A Mercedes já mostrava força nos treinos livres da sexta feira com o Bottas. 

Lewis Hamilton estava "unhappy" e por conta disso a Mercedes checou cada parafuso do carro 44 para fazê-lo feliz. E Lewis como todo mundo sabe, quando esta "happy" faz a pole.

Ainda mais correndo em casa, perante 60 mil espectadores, todos muito felizes com aquela demonstração de carinho que o piloto deu no meio de semana. 

Se não fizesse a pole é muito provável que após os treinos fosse obrigado a deixar o autódromo de camburão para não ser linchado pela turba enfurecida. Mas como fez a pole foi ovacionado. Coisa de torcedor.

O Bottas perdeu a terceira posição para o Vettel por um pelinho. Tinha obrigação de largar em segundo para diminuir o prejuízo pela troca do câmbio. Concordo em um ponto com o comentarista do Sportv. No caso do Bottas, o fato dele fazer o Q3 com um tipo diferente de pneu do usado no Q2 pode ter influenciado no seu desempenho do Q3.

Mas não tem desculpa, falhou na hora H. Ele próprio reconhece isso. Falou que a travada não foi o único motivo pelo seu tempo alto. Amanhã, largando em mono, vai ter que trabalhar muito para ganhar uns pontinhos, não vai ser moleza.


VETTEL TEM ERRADO MUITO

O maior problema do Vettel nesta temporada é a classificação. É a terceira corrida que perde para Kimi na classificação. 

Em Baku Kimi fez o terceiro tempo e ele o quarto. Hoje Kimi foi de novo mais rápido conseguindo a primeira fila na pista, sem a necessidade de usar a punição do Bottas. Já o Vettel por pouco não foi o quarto.

Sebastian até agora tem tido um bom desempenho nas corridas, mas em treinos tem errado muito. Já vinha percebendo isso faz tempo.

Seu desempenho em corrida tem sido ótimo. Esta faminto, mostrando garra e disposição. As vezes até em excesso com em Baku.

Parece que falta tranquilidade nos treinos. Nas corridas nunca desiste, luta pela vitória da primeira a última volta, mas por largar atrás isso acaba atrapalhando no resultado final da corrida.

Hoje no fim dos treinos cuspiu marimbondos pelo rádio:

Vettel: “What was that on the out lap? That was a [censored by FOM] spot to be. Absolutely [censored by FOM] spot, the opening of the lap was nowhere. I was way too close to the cars ahead.”

Precisa trabalhar melhor esse ponto e procurar manter a cabeça fria para não cometer mais erros. No começo do ano tinham a vantagem do ritmo de corrida, mas agora parece que a Mercedes conseguiu equilibrar isso.


P.S. Na Force India, mais uma vez Esteban Ocon na cola do Sergio Perez. No final do ano vai ter briga de vale-tudo. Com direito a dedo no olho e chute no saco ...