domingo, 22 de abril de 2018

A BOLA DA VEZ




Amigos, para onde vai Daniel Ricciardo?

Três pilotos estão sem contrato: Lewis Hamilton da Mercedes, Kimi Raikkonen da Ferrari e Daniel Ricciardo da Red Bull. Serão movimentos importantes porque esses três times tem os assentos mais importantes do momento.

Eu fui dar uma pesquisada no google e a última vez que um time diferente desses três venceu um GP foi em 2013 com o Kimi vencendo o GP da Australia com um carro Lotus-Renault. Então, piloto que quer vencer tem que estar num desses carros.

Agora, para ser campeão mundial, só pilotando um Ferrari ou Mercedes. E no caso do Daniel Ricciardo, o seu objetivo não é mais vencer GPs, isso ele já conseguiu, o próximo passo é alcançar o título mundial. E ele não vai conseguir isso pilotando uma RBR.

O problema da RBR não é carro, nem de estrutura. A Red Bull é time grande e conta com excelente estrutura técnica e material humano. O problema deles é motor.

A Renault ainda esta devendo em relação aos motores Ferrari e Mercedes. Vejam o exemplo da McLaren, trocaram de fornecedor mas o desempenho, até agora, não mudou muito.

Em 2008 a Honda foi a última colocada no campeonato (F-India e Aguri não marcaram pontos) e no ano seguinte, Ross Braun jogou no lixo os motores Honda e usando motores Mercedes foi campeão. Conclusão é que sem um motor ninguém é campeão. Você pode ter o melhor carro mas se não tiver um motor bom não é campeão.

Tenho quase certeza que Ricciardo não renova com a RBR. Explico:

Quando Max renovou o contrato, Marko contou uma historinha de como convenceu o holandês a renovar o contrato: Levou-o para uma visita à fábrica da Honda.

Isso revela que a RBR vai abandonar os motores Renault e vai partir para os motores Honda. Só que os motores Honda ainda não estão num estágio de vencer corridas. Vai ser uma aposta de longo prazo e Ricciardo não vai esperar 2 ou 3 anos.

E não vai ser dinheiro que vai fazê-lo renovar contrato.

Ricciardo está com 28 anos, já é um piloto experiente com 7 anos de F1, sendo 4 na equipe principal, 6 vitórias em GPs e sempre tendo como companheiros de time pilotos do mais alto nível. Apesar disso, nunca foi considerado um segundo piloto, porque já chegou mostrando que não veio para brincar. Na sua estréia encarou de frente o campeão Vettel.

Sua qualidade mais importante é a de não criar confusão dentro do time. Jamais reclamou de alguma coisa. É muito inteligente e sabe que se começar a criar problemas dentro do time, o maior prejudicado será ele. 

Sempre se deu bem com seus companheiros. E um piloto fácil de se trabalhar.

Vem enfrentando vários problemas com seu carro e nunca expôs sua insatisfação para a imprensa, sempre tratou isso internamente com o equipe.

Resumindo, É ADULTO!

Tem vaga garantida em qualquer time grande da F1.

Para a Mercedes, formando dupla com o Bottas, seria muito bom. Os alemães soltariam fogos de artifício. Toto Wolff e Niki Lauda já devem estar de saco cheio de fazer o papel de "babá" do Hamilton.

Só para lembrar, voltando no tempo...

Quando Rosberg anunciou que deixaria o time (porque o ambiente devia estar insuportável), Toto Wolff precisou levar o Hamilton "para a cozinha de sua casa" sentá-lo no colo e explicar-lhe "coisas da vida".

PUTA QUE PARIU!!!!!!!

Ter que fazer isso com um MARMANJO de 33 anos com 3 títulos mundiais!!!!!

Alguma vez o Ken Tyrrel precisou colocar o Jackie Stewart no "colinho". Alguma vez Colin Chapman precisou "explicar como é a vida" para o Jim Clark...

É, no caso do Hamilton o Toto precisou fazer isso...

Porque o "babaca" só criou problema depois da decisão do Rosberg de sair do time. O Toto teve que explicar para a "criança", que naquele momento ele era o único piloto, com o melhor carro e na equipe que a 4 anos vinha ganhando tudo. Lembrando o "Tony Kanaan"...o campeonato de dois carros virou campeonato de um carro só...

HAJA SACO!!!!!!!

Tem outra coisa, Ricciardo sairia bem mais barato para a Mercedes do que se ela renovar com o Lewis que é o atual campeão. O passe do campeão é sempre mais caro. 

Marko falou em dinheiro, mas como eu coloquei, Ricciardo nessa altura do campeonato não esta pensando no lado financeiro, ele quer é um carro vencedor.

No caso dele entrar no lugar do Bottas e formar dupla com o Lewis, acho muito difícil isso acontecer. 

É só o Ricciardo vencer uma corrida para os problemas com Lewis começarem. Se for para renovar com o Lewis, o Bottas fica. O Bottas é a "Madre Teresa de Calcutá" da F1, só ele para não arrumar confusão com o Hamilton. Uma dupla Lewis / Ricciardo pode esquecer...Se o Ricciardo for para a Mercedes é no lugar do Lewis.

O "inglês" Martin Brundle ventilou essa possibilidade...E FOI MUITO XINGADO NO TWIITER!!!

internet tem disso né...os calça-curtas tem voz!

Minha opinião é a mesma do Martin...para a Mercedes o melhor seria Ricciardo/Bottas.

Ricciardo na Ferrari, já é um caso diferente da Mercedes.

Acho que não haveria problemas de uma nova dupla Vettel/Ricciardo, dessa vez na Ferrari.

Seria uma dupla muito forte, e na minha opinião a hierarquia dentro do time se estabeleceria pelos resultados. Quem conseguisse melhores resultados, seria o piloto que o time apostaria. Não acredito que Vettel criaria problemas com o Ricciardo.

O que a gente não sabe é em que bases Vettel renovou o contrato. Precisa ver direitinho as cláusulas do contrato dele. As vezes pode ter uma parágrafo em que ele pode vetar o segundo piloto. Então fica difícil opinar sobre isso. O que eu posso especular é que eu não acho que haveria atritos entre ele e Ricciardo juntos na equipe. 

Coisa que eu posso afirmar com certeza é que uma dupla Lewis/Ricciardo na Mercedes é mal negócio, isso é certo. Não acredito que a Mercedes renovaria por 3 anos com o Lewis e colocasse junto o Ricciardo no time. Três anos tentando administrar uma "casa de loucos" onde um piloto tem 5 anos e o outro 28 anos é insanidade!

Se a Mercedes renovar com o Lewis, o segundo deve ser o Bottas. Caso não haja acerto com o Lewis, eles pegam o Ricciardo.

Vamos ver o que acontece. Porque a Mercedes já está de saco cheio do "humor" do Lewis e o "prazo de validade" do Vettel na Ferrari já está acabando.

Daniel Ricciardo é a bola da vez...principalmente depois do cartão de visita que ele deixou na China...