sábado, 19 de maio de 2018

TORNEIO PASSAT







1977 - O mineiro Antonio Da Matta venceu as duas baterias do Torneio Passat, no autódromo do Rio de Janeiro, dia 4 de dezembro. Mas quem recebeu um Passat TS como prêmio foi Luis Otávio Paternostro, que chegou em segundo lugar e conquistou o título de Campeão Brasileiro do Grupo 1 classe A.

O Torneio Passat reuniu apenas os pilotos que correram com carros dessa marca durante o Campeonato Brasileiro.

Dos quarenta carros participantes, só Otávio Paternostro e Luis Andre Ferreira tinham chances de vencer o torneio, pois haviam acumulado tal vantagem de pontos que não poderiam ser alcançados. Luis Andre chegou em terceiro lugar e ficou com o titulo de vice-campeão.

Na primeira bateria a vitória de Toninho da Matta foi tranqüila. Ele completou as vinte voltas em 26 minutos 10,46 segundos, exatamente 12s à frente de Paternostro. O carro de Luis Andre teve problemas de estabilidade e ele chegou em terceiro lugar, quase junto com Jaime Figueiredo e Jorge Freitas.

Na segunda bateria, Luis Otavio Paternostro conseguiu largar melhor e, ajudado por Toninho da Matta, que, literalmente, empurrava seu carro na reta, conseguiu chegar mais uma vez na frente de Luis Andre. Só que dessa vez a diferença entre eles foi de mais de 6 segundos, com que Paternostro garantiu o título.

Luis André, Jaime Figueiredo e Pedro La Roque chegaram, respectivamente, em terceiro, quarto e quinto lugares.

Como a diferença entre Paternostro e Luis Andre foi pequena na primeira bateria, esperava-se que ambos voltassem a repetir o bom duelo na segunda bateria. Mas os amortecedores dianteiros do carro de Luis Andre pioraram, e ele não conseguiu ultrapassar Jaime Figueiredo e Pedro La Roque no começo.

Depois de Paternostro e Toninho da Matta se distanciarem muito, ele não pôde alcançá-los.

No final da prova quem mais reclamava era Luis André:

"Durante todo o campeonato Brasileiro eu ajudei vários pilotos, inclusive o Toninho da Matta. E nesta prova, todos fizeram questão de ajudar o Otávio Paternostro. Isso serviu de lição: no próximo campeonato é cada um por si."


Classificação final do Torneio Passat:

  1. Luis Otavio Paternostro 141 pontos
  2. Luis André Ferreira 136 pontos
  3. Antonio da Matta 109 pontos
  4. Átila Sipos 99 pontos
  5. Mario Pedro Ferreira 80 pontos
  6. Jose Junqueira 76 pontos
  7. Oscar Sajovic 59 pontos
  8. Romulo Gama 51 pontos
  9. Sergio Morsa 42 pontos
  10. Ronaldo Augusto 32 pontos.