domingo, 22 de julho de 2018

CONCORDO COM VETTEL





Amigos, concordo com Sebastian Vettel: "Foi um pequeno erro que custou uma vitória, mas o que importa é que temos velocidade"

O mais importante para a Ferrari é que eles tem um carro competitivo. Vettel tem carro para buscar o título, o que não aconteceu ano passado. Em 2017 eles conseguiram fazer um carro, que apesar de inferior aos Mercedes, deu condições para o Vettel de brigar por vitórias, mas não pelo título.

Esse ano, se a Ferrari continuar com as evoluções de corrida a corrida, é a grande favorita para conquistar o mundial.

Claro que a perda de hoje foi um balde de água fria. A Mercedes somou 25 pontos e eles zeraram. Mas isso seria uma preocupação se o carro não se mostrasse competitivo. Só que Vettel dominou a prova toda, na largada já abriu um diferença considerável sobre a Mercedes do Bottas e vinha ditando o ritmo da prova, tranquilo mantendo uma diferença de 5 segundos para o Bottas.

Não quero justificar o erro do Vettel, mas foi um erro que poderia ter acontecido com qualquer piloto numa pista com aquelas condições: asfalto molhado e pneus slick. É loteria e você não pode acusar o Vettel de ter abusado da sorte ou que foi imperícia. Aconteceu e ele perdeu uma corrida ganha.

Continuo apostando nele para título. apesar do que aconteceu.

Vergonha foi o festival de Multi21. Ainda nem chegamos na metade da temporada e a disputa já se resume a somente 2 pilotos. Com o Bottas tudo bem, esse aceita numa boa e ainda fica "feliz pelo resultado". Teve a vitória nas mãos, mas foi impedido de lutar.

Mas com o Kimi foi crueldade. Pelo menos deveriam "falar as claras" do que mandar "indiretas". Além de prejudicarem sua corrida, não serviu em nada para ajudar o Vettel.

Acho que o maior erro da Ferrari foi com a estratégia do Kimi.

A vitória nessa corrida era do Bottas. A equipe ferrou ele na troca de pneus e depois quando mandou ele recuar no momento em que ia ganhar a posição do Hamilton, tinha pneus melhores.

Nesse caso a ordem foi dada rapidamente, coisa que não aconteceu com a Ferrari. Vettel perdeu muito tempo atrás do Kimi por culpa do Arrivabene que hesitou em dar a ordem Multi21. Já Toto Wolff foi rápido.

Algumas questões sem resposta:

Aquele pedaço de asa dianteira era do Vettel? se era, como se soltou? influenciou na sua saída de pista?

Hamilton teve muita sorte no domingo. Depois de sua troca de pneu, quando chegou a chuva e parecia que ele terminaria na quarta posição. Aconteceu uma reviravolta geral que o colocou na liderança da prova.

Cortou a entrada dos boxes. Isso é proibido. Não foi o caso de uma rodada ou perda de controle que o obrigou a fazer isso, foi deliberado. Poderia ter provocado um acidente. Muitos pilotos foram punidos por infração menor, como voltar a pista de forma perigosa.

Já no sábado, não foi punido por empurrar o carro na pista. Queria saber qual é o critério usado. Quer dizer que na pista "vale tudo". Desde de que eu não coloque a vida de ninguém em risco, posso fazer o que quiser. Só depois de acontecer o acidente, ai eu vou ser punido porque matei alguém.

Queria que a FIA me explicasse como se "executa com segurança uma manobra sem botar a vida de alguém em risco". Se eu andar em zig-zag de marcha-ré, pode, desde que eu não coloque a vida de ninguém em risco !

Para o campeonato foi bom. A próxima prova, na teoria, deve favorecer a Ferrari e não seria bom para a disputa se Vettel vencesse hoje e na Hungria. O que aconteceu embolou tudo de novo e dá uma apimentada para a próxima etapa.

Pelo menos temos um equilíbrio entre as duas equipes, mas por causa dos carros as disputas são raras e a vitória ainda é decidida por quem larga na frente.