quinta-feira, 5 de julho de 2018

HAMILTON, VETTEL, RICCIARDO...LECLERC




Amigos, diante dos recentes acontecimentos nos últimos 4 GPs; Monaco, Canadá, França e Austria, pode acontecer uma reviravolta nas danças das cadeiras para 2019.

Até agora ninguém confirmou nada. Então todas as possibilidades ainda estão em aberto. As duas vagas mais cobiçadas da F1, na Mercedes e Ferrari, ainda não tem dono certo. Por enquanto é tudo especulação.

Agora explico por que os últimos Grandes Prêmios podem ter mudado a história:

No Grande Prêmio de Monaco tivemos a pole position e vitória conquistadas por Daniel Ricciardo. O australiano já vinha sendo apontado como um dos favoritos a uma vaga na Mercedes ou Ferrari, com esse excelente resultado em Monaco, fez o seu favoritismo aumentar.

Por outro lado, no Grande Prêmio do Canadá, Lewis Hamilton que estava em "alta" depois da pole e vitória no Grande Prêmio da Espanha, onde inclusive o blogueiro que vos fala, tinha comentado que talvez a Mercedes, diante do bom resultado do GP espanhol, apressasse a renovação do seu contrato, "caiu em desgraça" após o fiasco do GP canadense, onde Toto Wolff deixou claro sua insatisfação com o piloto inglês.

No caso da Ferrari, passou a circular no mês de junho, um "boato", no qual Charles Leclerc seria o companheiro de Vettel na temporada de 2019. Fato que causa estranheza, pois quando surgiu esse boato, o campeonato estava na sua 8ª etapa de um total de 21. Aí surge a pergunta:

Por que a Ferrari apressaria em fechar contrato com um piloto ainda no começo do campeonato (8ª etapa),quando o normal é acontecer somente por volta do mês de setembro, ocasião do Grande Prêmio da Itália. Sendo que Leclerc ainda é um "calouro" e o time teve praticamente só 8 GPs para avaliá-lo. E ele sendo um piloto "cria" da Ferrari e com vínculos contratuais.

Dizer que é por medo de "perder ele" para outras equipes, também não tem sentido. Na atual F1 só tem dois times competitivos: Mercedes e Ferrari. Só que você pode descartar a Mercedes. Lá eles já tem o Esteban Ocon. E Ocon já foi bem testado. Tem batido o Sergio Perez, um piloto muito rápido e experiente, enquanto Leclerc, até agora, só tem o Ericsson como parâmetro para comparação.

Outra coisa, Leclerc não tem pressa. Sabe que vai ter o seu lugar no time principal. Ficar mais dois anos numa Sauber ou Haas e o caminho natural na sua carreira. Ou alguém acha que ele vai preferir romper o seu vínculo com a Ferrari e assinar com uma McLaren ou Williams? 

E os Grandes Prêmios da França e Austria colocaram Vettel numa situação nada confortável. Seus resultados ruins só servem para colocar "mais dúvidas" sobre a sua capacidade de conseguir um título para a escuderia italiana. Já se passaram 4 anos e até agora ele tem falhado. O prazo de validade do Alonso foi de 5 anos, e olha que o espanhol não errou tanto quanto Vettel vem errando. 

Agora ficam as perguntas:

Será que a Ferrari continuará apostando só no Vettel ? 

Porque o novato Leclerc não será um candidato para o título 2019. Se Vettel com toda a sua experiência não conseguiu, não será um "calouro" que fará isso. Ainda mais não contando com um carro superior aos Mercedes.

Ricciardo seria a solução. Agora se a Ferrari perder essa oportunidade, quem entraria no lugar do Kimi? Um Perez ou Grosjean da vida ! Porque é só isso que o mercado oferece no momento.

Ou o cenário para 2019 seria uma reprise do de 2018: Vettel cometendo erros e um envelhecido Kimi sem forças para brigar pelo título. Um risco sem dúvida.

A Mercedes também tem que se preocupar.

Acabaram-se os dias de fartura. Agora a coisa está equilibrada.

E eles só tem o Lewis Hamilton para disputar o título. O Bottas, é carta fora do baralho. Como já expliquei, ele não quer "bater no Hamilton". A Mercedes já sabendo disso, fica refém do inglês.

Só que depois dos resultados do Canadá e da Austria, deixaram a equipe apreensiva.

Hamilton mostrou que continua o "mesmo". Na aceita e não sabe, trabalhar quando a corrida exige "estratégia" e mostra que não amadureceu. Continua sendo aquele mesmo Hamilton "que acusou a fábrica Mercedes de ter SABOTADO  o seu motor". Lembram disso?

Só que agora, a coisa está mais equilibrada, e ele, não tem mais carro "de sobra" para fazer a pole e correr de cara para o vento. Vai ter que conquistar posições "na pista" e isso exige "inteligência", coisa que falta para o inglês.

Não sou "psicólogo", mas o Lewis tem um desvio de personalidade. Ele tem um defeito grave que deveria ter sido "detectado" e "tratado" ainda no seu início de carreira no kart.

Desconfia da "própria sombra". Ele acha que todo mundo quer prejudicá-lo. 

No grid de largada, quando o mecânico está apertando a roda do seu carro, ele olha, desconfiando que o seu "próprio" mecânico vai sacaneá-lo. Vocês então entendendo?

Como eu sei disso? Observando.

Pegue todas as sua mensagens de rádio trocadas com sua equipe. E não me refiro as do último GP, que foram escandalosas, me refiro as dos anos anteriores.

Elas revelam um cara que desconfia de tudo: Se o Rosberg parava primeiro nos pits, Lewis reclamava pelo rádio, sempre questionando, por que isso, por que aquilo...

Se a equipe coloca pneus diferentes no carro do Bottas, mas reclamações pelo rádio, por que o dele é diferente do meu ! Por que chamaram ele antes ? por que isso, por que aquilo...

O motor dele estoura, ele culpa "a fábrica" de sabotagem!

O Bottas recém contratado, sem nunca ter sentado no carro, já é motivo de preocupação para Lewis. Declarou que queria "esconder" sua telemetria do companheiro.

Segundo Button, quando ele e seu pai chegaram na equipe McLaren, provocaram "ciúmes" no Lewis.

Hamilton "desconfiou" que "pai e filho" tramavam alguma coisa. 

Bizarro, é o mínimo que eu posso dizer.

E o ponto alto disso tudo, foi quando da retirada do Rosberg no final de 2016, quando ele ficou "sozinho" na melhor equipe da F1 e mesmo assim, continuou a "criar problemas", chegando ao ponto do Toto Wolff pensar em demiti-lo.

Agora, a Mercedes renovando o contrato, vai ter que "aturar" essas coisas por mais dois anos. Por esquece o Bottas, esse já provou que não é um vencedor.

Só que agora eles não tem um carro muito superior. Já não é garantia de largar na pole e correr sempre na frente.

Como farão para "motivar e acalmar" o Hamilton quando ele estiver em terceiro. Entregar uma "cabeça" por corrida? 

Isso, com o tempo, vai gerar "problemas internos" para a equipe.

Conclusão é:

Diante dos atuais acontecimentos envolvendo Hamilton e Vettel, colocam Ricciardo de volta a disputa por um assento na Mercedes ou Ferrari.

Aguardemos.


P.S. Amigos, só mais uma coisa que esqueci de postar. Sempre que acontece alguma coisa como o que aconteceu na Mercedes. O de "praxe" é o piloto "solidarizar" com o funcionário que errou. Caso do Massa com a mangueira, caso do Grosjean com o mecânico dos pits...etc. Gente "adulta" faz isso.

Até agora Lewis não se pronunciou sobre o assunto. Mas diante da repercussão negativa do fato (até Horner da RBR falou), é capaz de algum RP da equipe, "montar uma ceninha" em que o Lewis aparecerá abraçado a James Vowles. Mostrando o quanto Lewis é humilde, generoso e justo !

Pode ser que não aconteça, mas ...