quarta-feira, 11 de julho de 2018

SILVERSTONE: NOTAS





1º - SEBASTIAN VETTEL

NOTA 10 - Corrida perfeita. Não cometeu nenhum erro em todo fim de semana. Esteve forte nos treinos e conseguiu um lugar na primeira fila. Na largada assumiu a ponta e só a perdeu nos pits. No final, teve calma e sem erros, retomou a ponta em uma manobra perfeita. Quando tem um carro competitivo dificilmente erra. Volta a ser um forte candidato ao título.




2º - LEWIS HAMILTON

NOTA 1 - Não merece mais do que isso. Perdeu uma corrida ganha. Correndo em casa, largando na pole e contando com um carro Mercedes competitivo, tinha tudo para vencer e sair carregado nos ombros da galera.

Em vez disso, saiu de Silverstone menor do que entrou. Virou piada por causa do seu comportamento após a prova (menos para a imprensa inglesa) e perdeu a oportunidade de colar no líder do campeonato.

Era só contornar a primeira curva na frente, que Vettel precisaria de um binóculo para enxergá-lo.

Vou beneficiado pela equipe, que preferiu prejudicar a corrida do Bottas, mantendo-o na pista, para ajudá-lo. Ainda teve a vergonhosa ordem Multi-21. 

Os únicos que acharam que ele fez um "corridaço" foram a imprensa inglesa e alguns "simpatizantes" do piloto inglês. Na minha opinião fez uma corrida medíocre, porque tinha "a faca e o queijo" na mão para vencer.

Não foi erro de estratégia, não foi problema com o carro, e também o toque do Kimi não foi responsável pela derrota. O único culpado pela derrota foi ele, que entregou "de bandeja" a vitória para o Vettel com seu erro na largada.

Foi até "beneficiado" pelo toque, porque em condições normais, sem o toque do Kimi, terminaria na posição que largou, terceiro lugar.

A não ser que a Mercedes desse a ordem Multi-21! Aí seria 2º.





3º - KIMI RAIKKONEN

NOTA 8 - Fez uma boa corrida. Mas leva 8 pelos dois erros na largada. O primeiro ainda na reta da largada quando tentou ganhar a posição do (lento) Lewis, cortando para a direita. Só que lá já estava o Bottas, então teve que mudar de direção e tentar pela  esquerda, mas ai já era tarde. O segundo erro foi na segunda tentativa, quando Lewis abriu na curva, mas travou roda e houve o toque. De resto lutou muito da primeira à última volta. 

Reconheceu o erro no final, mas foi prejudicado pela "patriotada inglesa" com uma punição exagerada de 10 segundos.




4º - VALTTERI BOTTAS

NOTA 7.5 - Foi prejudicado pela equipe. Se fizesse o pits normal, tinha o segundo lugar garantido. Foi bem na largada e não teve como "evitar" ultrapassar um (lento) Hamilton. Na minha opinião a equipe preferiu mantê-lo na pista para ver se ele "segurava" o Vettel para uma eventual chegada do Lewis.

Isso acabou por comprometer toda a sua corrida, além de perder a posição para o Vettel, numa manobra indefensável (méritos para o Seb), Bottas se defendeu bem e segurou a posição o quanto pode, mas já estava sem pneus.

Recebeu a ordem Multi-21 e teve que entregar a posição para o Hamilton. Na foto acima, Lauda "explica" que "foi necessário" e Bottas "compreende".

Pelo que fez na largada e durante toda a prova merecia ser ele o segundo colocado. Em condições normais, sem o toque do Kimi, Hamilton terminaria com toda a certeza em terceiro.




5º - DANIEL RICCIARDO

NOTA 7 - Foi prejudicado nos treinos por problemas no DRS. Parece que voltou a fase ruim do começo de temporada, quando enfrentou diversos problemas com o carro. Fez o que pode com o carro que tem nas mãos.

Assim como Max Vesrtappen, não teve carro para entrar "na brincadeira" com os quatro lá da frente.

Pedalou o seu "velocípede" o máximo que deu, até chegar o pessoal da Ferrari e Mercedes com suas "Caloi 10", aro 26 com 12 marchas, e ...