quarta-feira, 24 de outubro de 2018

EFEITO "CHARLES LECLERC"...




Pessoal, vou fazer um comentário sobre a Williams, que ainda não definiu o seu segundo piloto. É só uma especulação minha, porque não dá para gente saber com certeza como a Claire pensa. Ela já provou que como dirigente de equipe é uma negação. Não é do ramo e mostrou que falta jogo de cintura na hora de contornar os problemas.

A situação atual é a seguinte: Parece que tanto da parte da Williams, como do lado da Mercedes existe interesse em colocar o Ocon como piloto para 2019.

O que deve estar acontecendo é que Claire esta querendo fazer o Toto Wolff ficar de joelhos como fez na ocasião da contratação do Bottas. Só que agora a situação é um pouco diferente.

Na negociação com o Bottas, o time alemão estava desesperado. Ninguém imaginava que o Rosberg depois de conquistado o título iria se retirar. A Mercedes ficou sabendo disso junto com a gente. O Nico deve ter tomado essa decisão com muita antecedência mas não contou para ninguém, porque esse tipo de coisa você não decide de uma hora para outra, é coisa bem pensada.

A Mercedes entrou em pânico, apesar de ter o melhor carro e de serem os campeões. E na época a situação do Lewis dentro do time estava abalada e eles não tinha ninguém no segundo carro. Naquela altura do campeonato, todo mundo já estava de contrato renovado e Toto sem muitas opções, deve que ajoelhar diante da Claire e implorar pela liberação do Bottas.

Claire deve estar fazendo o mesmo agora. Toto libera o Ocon mas não quer botar um caminhão de dinheiro porque ele sabe que o francês e um piloto "comprovadamente" bom. Seria interessante para a Mercedes ter o piloto em atividade ano que vem. É ruim ele assumir o carro, depois de ficar um ano sem atividade. Para um piloto experiente como o Alonso ou o Raikkonen, a coisa seria mais fácil, mas para um novato em começo de carreira pode ser muito prejudicial. 

Enquanto pilotos com menos tempo de F1 do que ele, como Gasly, Leclerc, Russell, Norris, tem lugar garantido, ele que já mostrou muito mais resultados, ficar de fora pode ser um grande golpe emocional. Pode acontecer um "efeito" Vandoorne e ele perder o "embalo".

A Williams também está sem opções. Tem o Sirotkin, que leva algum dinheiro, mas falta talento. Não que ele seja ruim, mas não vai acrescentar nada para a equipe. A coisa continuará como este ano, e a Williams no momento precisa reagir ou corre o risco de fechar as portas em breve.

Já com o Ocon na equipe, a estória muda de figura. Seria uma injeção de ânimo para o time todo.

Efeito parecido com o Charles Leclerc na Sauber. A Sauber cresceu muito depois que eles conseguiram um piloto que traz resultados. O salto que a equipe deu não foi só por causa de melhorias do carro. O pessoal tem trabalhado com mais "afinco" depois da entrada do Leclerc.

Quando o time sabe que pode contar com um "piloto de ponta", a coisa toda ganha outra dimensão. Dos mecânicos, passando pelos projetistas, estrategistas...todos trabalham com mais dedicação, do que quando você tem um "piloto pagante".

Numa situação dessa, a equipe sabe que o problema está no carro e no trabalho do time, e não, culpa do piloto pelos maus resultados. Então, eles trabalham melhor para os resultados aparecerem. Com piloto "ruim", o empenho é menor porque fica sempre aquela dúvida de que não adianta melhorar se o cara atrás do volante é ruim.

A Claire Williams não pode ser intransigente, como é do seu feitio. Eles precisam de dinheiro, mas ela tem que encontrar um meio termo para resolver essa situação. Porque outra oportunidade como essa, dificilmente aparecerá.

A única esperança da Williams renascer ano que vem, é com Estaben Ocon no volante do carro Williams.