sexta-feira, 26 de abril de 2019

BAKU, VAI TOMAR NO .....




Pessoal, será que os donos do circo não perceberam que Baku não é lugar para uma corrida de F1.

O traçado, além de  horrível, é muito perigoso. Essa corrida no Azerbaijão parece mais uma "North West 200" do oriente. A qualquer hora, alguém vai dar uma "porrada" daquelas. É muita velocidade, para um traçado sem áreas de escape.

Além disso, a configuração do circuito inviabiliza a colocação de "gruas", com as existentes em Mõnaco. Isso acarreta, a cada batida, a interrupção da prova (ou treino). Para remoção do carro acidentado, é outra "missa". Leva pelo mesmos 15 minutos ! Uma chatice só, que nem o mais apaixonado fã aguenta. Incluindo também os pilotos, como vimos naquela corrida em que o Seb perdeu a paciência depois de ficar várias voltas atrás do carro madrinha, e deu na traseira do Lewis.

F1 foi feito para andar em autódromo. Com a exceção de Mônaco, que é a prova mais legal e charmosa de todo o calendário, as outras deviam ser banidas.

Depois desse arremedo de treino, a gente não chega a conclusão nenhuma, porque tivemos só uma sessão. Na minha opinião as Mercedes continuam na jogada, porque aquele motorzão deles, ainda fala alto.

Charles Leclerc foi o mais rápido, mas novamente fez "cagada". Bateu no muro, e teve sorte de não danificar o câmbio. Um tranco lateral daquele tipo costuma afetar a caixa.

Se precisasse trocá-lo perderia posições na largada. É desse jeito que ele quer disputar título ? Batendo em treino livre !

Leclerc lembra bastante o Marc Marquez. Toda vez que senta no carro quer virar tempo, não importando se é TL1, TL2...3....

É sempre um risco. Marquez cai muito por este motivo. No último Grande Prêmio perdeu uma corrida que estava ganha, porque exagerou na auto-confiança. Por ter ganho 6 vezes, achou que a sétima estava no papo. Lembrou Senna em Mônaco 88. As vezes um pouco de humildade é bom.

Vamos ver o que acontece amanhã. Prefiro esperar pelo Lewis e Seb. Hoje nenhum dos dois quis virar rápido. TL1 e TL2 só serve para "acertos", não é "tomada de tempo". Nove títulos mundiais ensinam muita coisa.

Que sirva de lição para Kvyat, Stroll e Leclerc.

Para os dois primeiros não importa, são coadjuvantes, mas Leclerc precisa tomar cuidado porque está na posição de protagonista.

Gosto do Leclerc, mas na condição de torcedor. Quando me coloco na posição de chefe da Ferrari, tenho minhas ressalvas.

Declarações e atitudes de Mattia Binotto nos levaram a conclusão que até agora ele apostou no Vettel.

Ele deve ter um motivo para isso.

Como nenhum de nós trabalha na equipe, não sabemos o que se passa lá dentro.

Mas Binotto, que comanda o time, tem acesso a todos os dados e deve saber coisa que a gente não sabe..

Por ter "apoiado" (até agora) Vettel, deve ser porque ele viu que falta alguma coisa no Leclerc. Por isso a decisão (controversa, para a maioria) de apoiar Vettel.

Vejam bem, isso é conjectura minha, porque como falei, não trabalho lá.

Deixo claro, que nada impede que amanhã ele mude de idéia. O que eu estou tentando explicar, é que Binotto talvez viu alguma coisa que nós (expectadores) não vimos. Digo isso, porque Leclerc é quase uma unanimidade mundial. Todo mundo se pergunta porque ele não é o número 1 do time. Talvez a resposta esteja com Binotto.

Amanhã, Charles Leclerc pode fazer a pole e no domingo, vencer a corrida. Essa possibilidade existe e é real.

Caso isso aconteça, a situação do Vettel começa a ficar "crítica" e talvez Binotto, mesmo com suas "ressalvas" em relação a Leclerc, seja forçado a tomar uma atitude.

Atitude essa de colocar Vettel para "escanteio", e fazer uma "aposta de risco" no jovem Leclerc.

A "roleta" começa a girar amanhã, e dependendo em que casa a bolinha cair, vai ter que escolher entre o "5" ou o "16" vermelho.