domingo, 28 de junho de 2026

BOM DIA ... IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO !

 


Em um corredor de minha casa tenho um armário. Ao passar por ele, o que faço ao menos cinco vezes por dia, olho para ver se tudo está ali. O que ganho, o que compro, o que acho. Etc., etc., etc. – saída rápida quando nada mais temos a dizer. Vocês não têm ideia do que recebo, ganho, recolho. Desde livros esperando prefácios, folhetos, brinquedos, restos de canetas, revistas sobre assuntos que jamais decifrarei, até pulseiras de hospital tipo “risco de queda”.

Quando editava a revista Planeta, anos 1970, me chegavam a cada dia assuntos diferenciados, como a existência das fadas, a transmissão por meio do pensamento. Diferente de hoje, tempos de Master, Vorcaro, PCC, pastores liderando bancos, feminicídio a granel; ou conselhos que nos ensinam a mexer com bilhões, que podem chegar a trilhões.

Por que guardei essa tralha? Não sei. Há em nós um agir misterioso que nos induz a fazer determinadas coisas, imaginando que as usarei um dia? No quê? Mistérios nossos. Compro ou arrebanho, acabo não usando. Lápis sem ponta, caixinhas com clipes de metal, envelopes de todos os tipos – dos normais para cartas até imensos, bons para acondicionar revistas como a Piauí ou a E, do Sesc. Não imaginam como esta caderneta é boa. E pinças? Tenho nove envelopinhos 3 x 2 que não sei para que foram criados.

Falando em envelopes, dei com um, vermelho, com a mensagem: “Parabéns, agora você é um cliente Fidelidade Vermelho”, assinado por Wagner Ferreira. Vejo que é da TAM, no tempo em que ostentava o nome de Transportes Aéreos Marília. Ou algo semelhante. Época em que você estava na redação e quem surgia na porta para uma visita? O comandante Rolim, CEO da empresa, figura popular. Aliás, a última vez que estive com o comandante foi na Vogue. Ele entrou com o Mino Carta. Mino, bom jornalista, pintor, adorava histórias que o enaltecessem. Fomos amigos até a morte dele. Pois o Mino se gabava ao Rolim, naquela manhã, de quando o meu time de futebol amador, da Última Hora, jogou contra o do Jornal da Tarde, na Rua Javari (anos 1960/1970). Perdemos por 4 a 1. Eu no gol. Mino fez dois e bateu mal um pênalti. Tivesse vivido, estaria consolado: Messi acabou de perder um nesta Copa.

Nesses momentos percebo que o tempo passa sem que a gente dê conta. Daqui a pouco farei 90 anos, me assusto, me esforço para chegar. O que posso fazer? O armário! Papéis de carta em proporções imensas – de hotéis, empresas, etc. Um bloquinho com o logotipo do Mackenzie. Estive lá levado pela araraquarense Maria Helena de Moura Neves. Esperem. O que é esta maquineta de cobre? Nooossa! Esperem a próxima crônica.






sábado, 27 de junho de 2026

BOM DIA SÉCULO XX ... 1981 !

 






quinta-feira, 25 de junho de 2026

BOM DIA COPA ... 👏👏👏 !

 


Gostei da SELEÇÃO !!!!!

Jogaram com ALEGRIA ...

Um time SEM uma ESTRELA ... todos que entram tem jogado bem !!!

apesar dos colunistas medíocres ("especializados" uma OVA) prá JUSTIFICAREM as bobagens que falam, querem dar o PROTAGONISMO só para o Vini Jr ...

Nós temos um TIME, não somos dependentes de um só jogador, isso que é o mais importante ...

 ARGENTINA é dependente do MESSI

BRASIL não depende de um SALVADOR DA PÁTRIA ... temos dois goleadores CUNHA e VINI Jr !!!

Os dois "on fire" ...

Boa notícia, o Neymar parece recuperado (entrou um pouco no 2ºT) e pode ajudar a SELEÇÃO ...


A cada jogo o TIME vem melhorando o entrosamento ...

ANCELOTTI tremendo técnico... Tô adorando o cara ! pela primeira vez temos um TÉCNICO da grandeza dos nossos jogadores !


Podemos até, não GANHAR A COPA ...

isso não importa ...

o importante é fazer um TRABALHO DE LONGO PRAZO

ESTAMOS num "jejum" de títulos por causa da nossa "mentalidade" do IMEDIATISMO e da "satisfação instantânea"...  e das soluções SEM planejamento a longo prazo".



P.S assisti pelo SPORTV muito boa a transmissão com os comentaristas RICARDINHO e ERIC FARIA

só não dou uma nota alta por causa do narrador que insisti em GRITAR !!!!





quarta-feira, 24 de junho de 2026

terça-feira, 23 de junho de 2026

BOM DIA ... jornalismo diplomado !

 



Um breve comentário sobre este video 👆

Não assisti o programa RODA VIVA ...

... e não vou entrar no mérito do assunto abordado na pergunta (importantíssimo)...

A minha "análise" é do comportamento dos JORNALISTAS ...


A jornalista MÔNICA BERGAMO fez uma pergunta "clara e direta" ... o que exigiria, também, do ENTREVISTADO uma resposta " curta e direta" ...

só que ...

a "interferência" de OUTRO JORNALISTA ... que faz, mais 3 ou 4 perguntas "em cima" da pergunta DIRETA da Mônica ...

o que dá tempo para o entrevistado PENSAR e escolher qual das 3 ou 4 perguntas ele responderia ... deixando A MAIS importante sem resposta !


A pergunta feita pela MONICA, exige do entrevistado uma resposta SEM ENROLAÇÃO de um SIM ou NÃO !

tanto é ...

que ela foi OBRIGADA a chamar a atenção do COLEGA ... "peraí deixa ele responder primeiro" !!!


Esse é o problema ...

os jornalistas de hoje , com DIPLOMA, não sabem entrevistar !!!

Você não pode fazer TRÊS perguntas (longas, e quase já dando a resposta) ao mesmo tempo para o entrevistado !


O RUY CASTRO "cansou" de abordar esse assunto na sua coluna ....

eu concordo com ele !!!


A maioria dos repórteres "NÃO FAZ" (1) pergunta CURTA E DIRETA como a Monica fez ... que deixa o entrevistado sem tempo para "pensar" ...obrigando-o a responder rápido, SIM OU NÃO, sem enrolação (Gilmar até gaguejou na hora de responder!) ...





segunda-feira, 22 de junho de 2026

BOM DIA RIO ... JACAREPAGUÁ !

 (Rio de Janeiro, Opened 27 January 1978; Closed November 2012)







domingo, 21 de junho de 2026

BOA TARDE ... RUY CASTRO ! 👇

 





sábado, 20 de junho de 2026

BOA TARDE ... ROBERT BRESSON !

 


sexta-feira, 19 de junho de 2026

BOA NOITE ... “igual aos irmãos Batista” !


 Por Aguirre Talento
19/06/2026 | 18h55

BRASÍLIA - Mensagens inéditas encontradas pela Polícia Federal no telefone celular do banqueiro Daniel Vorcaro citam o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), como um intermediário para enviar recado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de quem Wagner é amigo próximo.

O Estadão teve acesso com exclusividade aos diálogos de Vorcaro que citam Jaques Wagner. Em nota, o senador disse reiterar que não tem nenhuma relação com Vorcaro e “não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros, que sequer participou e em contexto que sequer sabe qual foi”, disse. “Não existiu intermediação e não existe relação”, reiterou.

Wagner foi alvo, na quinta-feira, 18, de busca e apreensão na nona fase da Operação Compliance Zero, por suspeita de receber propina do ex-sócio de Vorcaro no Banco Master, Augusto Lima, por meio da compra de um apartamento de R$ 2,5 milhões e pagamentos a uma empresa de familiar no valor de R$ 3,5 milhões.

Os diálogos demonstram, de acordo com a PF, que Vorcaro também tinha relação com o senador, marcou encontros com Jaques Wagner e tinha acesso direto ao seu telefone celular. A PF também aponta que, além de Augusto Lima, o banqueiro Daniel Vorcaro também demonstrava ter influência com políticos da Bahia.

A conversa que cita Lula foi mantida entre Vorcaro e um funcionário seu no Banco Master, Fernando Mascarenhas Filho, em 17 de julho de 2024. Nas mensagens, Vorcaro comemora ao receber a informação de que estava sendo citado como alguém próximo ao governo federal “igual aos irmãos Batista”, uma referência aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F.

Mascarenhas Filho escreveu ao banqueiro: “Unica coisa que falaram que somos proximos do governo, igual irmaos batista sao. O que é verdade rsrs”. Após compartilharem risadas, Vorcaro diz: “Isso aí é marketing pra nós. Manda pro Lula e pra base aliada”.

Em resposta, Mascarenhas Filho afirmou: “Vou mandar então pra tio Guiga e Jaques”. De acordo com a PF, Guiga seria o publicitário baiano Guilherme Sodré, considerado amigo muito próximo do senador petista e citado pela investigação com seu operador financeiro.

Ao analisar o material, a PF diz que os diálogos “sugerem proximidade entre Daniel Vorcaro e pessoas com poder político no estado da Bahia”.

“Identificou-se no aparelho celular de DANIEL BUENO VORCARO conversa com o contato ‘Fernando Master’ referente a FERNANDO DE GOES MASCARENHAS FILHO, Diretor Comercial do Banco Master, em que este afirma existir proximidade entre o banco e o Governo Federal: ‘Única coisa que falaram que somos proximos do governo, igual irmaos batista sao. O que é verdade rsrs”. Em seguida, afirmou tratar-se de “mkt pra nos” e sugeriu encaminhar o material ao Presidente Lula e à base aliada. O interlocutor então replicou: “vou mandar então pra tio guiga e Jaques” – referência direta a GUILHERME SODRÉ MARTINS e ao Senador JAQUES WAGNER", escreveu a PF.

Na investigação, a PF apontou que Daniel Vorcaro também foi responsável por dar vantagens indevidas ao senador baiano em troca da sua atuação parlamentar em favor do Banco Master.

“Há elementos convergentes segundo os quais, pelo menos entre 2024 e 2025, JAQUES WAGNER recebeu de AUGUSTO FERREIRA LIMA e DANIEL BUENO VORCARO, diretamente ou por familiares próximos, vantagens econômicas diversas, em aparente correlação com sua atividade como senador da República, voltada a favorecer os interesses do Banco Master em pautas parlamentares e em temas regulatórios do sistema bancário”, escreveu a PF.

A investigação aponta a atuação de Wagner em propostas para tentar ampliar o crédito consignado, em iniciativas relacionadas ao aumento da cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e no acompanhamento da tentativa de venda do Banco Master ao BRB, medidas que, segundo a PF, eram estratégicas para as fraudes comandadas por Vorcaro.

A investigação da PF aponta que o senador manteve interlocução direta com o ex-sócio de Vorcaro, Augusto Ferreira Lima, sobre propostas legislativas e iniciativas parlamentares que poderiam beneficiar o Master.

Alvo da primeira fase da Compliance Zero em novembro, Augusto Lima voltou a ser alvo de medidas da Polícia Federal nesta quinta-feira, 18. Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao empresário na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal. A defesa de Lima afirmou que as buscas foram “desnecessárias”.


👇



BRASÍLIA - O Ministério da Justiça enviou nesta semana ofícios solicitando a devolução de policiais federais cedidos para auxiliar magistrados. A ação tem sido vista nos bastidores do Judiciário e entre delegados da Polícia Federal como uma retaliação do governo para afetar a equipe do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, responsável por duas investigações que atingem aliados do governo Lula: a de desvios em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a de fraudes do Banco Master.

Nos bastidores, integrantes da PF veem a medida como uma retaliação ao gabinete de André Mendonça. As investigações do INSS avançaram sobre o filho do presidente, Fábio Luís Lula da Silva, e a do caso Master cumpriu nesta semana uma operação contra o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

O gabinete de André Mendonça tem na sua equipe um delegado da PF, Thiago Marcantonio Ferreira, que o assessora desde o ano passado. A avaliação dos bastidores é que o governo precisou fazer uma medida mais ampla porque não poderia determinar apenas a retirada de Marcantonio do gabinete do ministro.

Quando Lula fez seu discurso público, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) fez uma nota rebatendo o argumento do presidente de que isso fortaleceria a segurança pública e disse que apenas 53 delegados atuavam cedidos para outro órgão, menos de 3% do total da corporação. A ADPF aponta uma crise estrutural nas condições da carreira, como a saída de policiais federais para assumir cargos em outros concursos públicos, como o real motivo do esvaziamento do combate ao crime organizado, e não a cessão de delegados.

A própria PF também já havia feito mudanças na coordenação das investigações da Operação Sem Desconto, que apura os desvios no INSS. No mês passado, a PF trocou a coordenação do caso, retirando-o da divisão de crimes previdenciários e enviado a apuração para a Coordenação de Inquéritos dos Tribunais Superiores (Cinq).

A mudança tirou do caso o delegado que vinha comandando as investigações e que havia sido responsável por pedir a quebra do sigilo bancário de Lulinha ao STF. Na ocasião, a PF argumentou que a mudança foi para dar mais apoio à equipe do caso porque o Cinq possui já uma estrutura voltada a conduzir operações sensíveis.







 

quinta-feira, 18 de junho de 2026

BOA NOITE ... PT saudações !

 



O senador Jaques Wagner (PT), LÍDER DO GOVERNO NO SENADO é investigado pela PF por ligações com o caso MASTER ...

além do senador, nora, filha e ex-mulher também estão na mira da PF !

"família que rouba unida, permanece unida" !!!!!

A "moda" agora é formar uma "quadrilha familiar" ... Jaques's Gang !

a sem-vergonhice é tanta que eles não ligam mais de envolver familiares !


PARECE QUE O SENADOR PETISTA é mais um daqueles políticos que não confiam em bancos ...

tinha 55 mil Dólares e 33 mil Euros guardados EMBAIXO DO COLCHÃO !!!!!

Eu ainda não entendi a "explicação" do apartamento de 2 milhões da filha ... o GUGA comprou, para depois revender para o senador ... que AMIGÃO esse Guga !

Me lembrar ... aquele SÍTIO (que não era dele) e a estória do tal apartamento TRIPLEX no Guarujá, que o LULA visitou mas não COMPROU !

O presidente LULA "TEFLON" DA SILVA  foi questionado e disse que NÃO SABIA  (falta explicar aqueles encontros "fora da agenda" com o criminoso Vorcaro) e que o senador (seu amigo pessoal), precisa dar explicações ... repetiu o que falou quando o seu FILHO 01 foi pego com o CARECA DO INSS ...

De escândalo em escândalo ... assim vai o Brasil !

O brasileiro tem memória curta, logo esquece ... 

só para lembrar alguns escândalos envolvendo  quengas e malas de dinheiro:


Todo mundo chocado com as "festas em Trancoso" regadas a dinheiro e "quengas" russas, patrocinadas pelo banqueiro trambiqueiro ...

Esqueceram das festinhas em Brasília na REPÚBLICA DE RIBERÃO PRETO ....

Patrocinadas pelo então MINISTRO DA FAZENDA Antonio Palocci (o língua presa) !

as "malas de dinheiro" e o entra e sai de quengas na MANSÃO de Brasília ... que o CASEIRO Francenildo Costa CAGUETOU !

A OPERAÇÃO ABAFA organizada pelo MINISTRO DA JUSTIÇA Marcio Thomaz Bastos, o então presidente da Caixa (Jorge Mattoso) e o advogado criminalista Arnaldo Malheiros Filho, pouco antes da revelação dos dados bancários do caseiro. (modus operandi de BANDIDOS)

JEANY MARY CORNER, cafetina que ficou nacionalmente conhecida em 2005 após depoimento na CPI dos Correios... E AS FESTAS com petistas de primeiro escalão e diretores de estatais entre os convidados, comemorando licitações vencidas por empresários amigos ou mesmo para a distribuição do suposto MENSALÃO, a festança organizada para promoção da candidatura do amigo deputado, Virgílio Guimarães (PT-MG) à presidência da Câmara.

OS DÓLARES NA CUECA DO PT o ex-assessor especial da presidência do BNB Kennedy Moura Ramos e o deputado estadual José Nobre Guimarães (PT), além do seu ex-auxiliar, flagrado em São Paulo com US$ 100 mil na cueca e R$ 209 mil numa mala. Guimarães é irmão do ex-presidente nacional do PT José Genoino.

Segundo o Ministério Público Federal no Ceará, o dinheiro transportado na cueca e em uma mala pelo ex-assessor parlamentar petista José Adalberto Vieira da Silva era propina proveniente de um contrato de financiamento em investigação, de R$ 300 milhões, fechado entre o BNB (Banco do Nordeste) e o consórcio Alusa/STN (Sistema de Transmissão do Nordeste).

O Secretário do PT cearense, jurou que o dinheiro era fruto da VENDA DE VERDURAS no Ceasa !

A alegação de que o recurso seria utilizado para abrir uma "LOCADORA DE VEÍCULOS" foi a justificativa dada na época PELO NOBRE DEPUTADO para a origem do montante... (numa cidade onde não tinha rua com asfalto)

De escândalo em escândalo ... assim vai o Brasil !

Logo o povo esquece do audio do Flávio, do filho do Lula, da mulher do ministro etc ... como esqueceu do vídeo mostrando um funcionário dos Correios recebendo propina. Alguém lembra dele !?

A única diferença são nos valores (inflados)... aquele maço de notas de $50 (uma mixaria!) na mão do corrupto dos Correios, agora transformados em $129 milhões na conta da senhora Viviane Barci

NÃO EXISTE UM GOVERNO DO PT SEM ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO!!!!

MENSALÃO, PETROLÃO, "RUIVINHA", LAVA-JATO, SÍTIO, PEDALINHO, TRIPLEX, COZINHA DE 150 MIL ...









 

BOM DIA ... INNER SECRETS, Santana !

 (Recorded Hollywood, California July–August 1978)

















quarta-feira, 17 de junho de 2026

terça-feira, 16 de junho de 2026

BOM DIA COPA ... QUANDO A POLARIZAÇÃO CONTAMINA O ESPORTE !

 



Alguém leu essa matéria do jornalista esportivo Juca Kfouri ?

É um exemplo de como essa desgraça de polarização política (Lula x Bolsonaro) contaminou até o esporte

O JUCA está criticando um jogador ANTES DELE JOGAR !!!!

O Neymar nem entrou em campo (recuperando de lesão) e o jornalista já DESCE O CACETE dizendo que não jogará !!!!

Como é que um JORNALISTA SÉRIO faz uma coisa dessa !?

Faz isso porque o Neymar falou que VOTOU NO BOLSONARO ... esse é o motivo da perseguição !

Jornalista SÉRIO não faz uma coisa dessa !

depois que o Neymar entrar em campo e CASO não jogue bem ...OK você fazer uma crítica ...MAS ATACAR O JOGADOR antes dele jogar, SOA PERSEGUIÇÃO !

Você não pode CONTAMINAR o esporte com política ...


Eu não vou criticar o Juca por suas preferências políticas (um direito de todo cidadão que vive numa democracia) .... agora, ele não pode usar sua coluna (esportiva) como instrumento político para perseguir e atacar outras pessoas que discordem de sua posição política !






segunda-feira, 15 de junho de 2026

BOM DIA COPA ... EMBROMETION BREAK !

 


Tem coisa mais "irritante" do que assistir um jogo com The hydration break !?

20 minutinhos de jogo (se descontar o tempo de bola parada, dá uns 10 min. com a bola rolando) para tudo ... porque AS DONDOCAS ficam desidratadas !?!

PIOR É A CONTRADIÇÃO com a PRORROGAÇÃO de 30 minutos se o jogo termina empatado!!!!!

isso sim castiga o jogador ... câimbras, cansaço e "mal futebol", já que os caras estão esgotados !

Prorrogação é CHATO PRÁ CARALHO !!!

se não "resolver" nos 90 minutos regulamentar, vai direto para  a disputa de pênaltis !

O que tem que ACABAR é a prorrogação !




domingo, 14 de junho de 2026

COPA 2026 ... SOFREMOS, MAS AINDA ACREDITO !

 


Um rápido comentário do jogo ...


O time entrou muito "nervoso" !

+ da metade do primeiro tempo só deu Marrocos ... o que atrapalhou foi o nervosismo dos brasileiros

o Brasil não jogou e deu "espaço" para os caras jogarem ... parecia time sub-15 (assustado) jogando contra uma Seleção !


Segundo tempo, o pessoal acalmou e deu para jogar um pouco de bola ... melhorou "numas" já que o primeiro tempo foi um horror!

Ancelotti vai ter que fazer "ajustes" ... 

Paquetá, NÃO DÁ !!!! não jogou e ainda foi o "responsável" pelo gol do Marrocos


Vamos parar de pedir ENDRICK ... como se ele fosse a solução para os problemas do time !

ENDRICK é o JOSIMAR de 2026 !


O time precisa "acalmar" e o técnico aproveitar essa fase da competição para fazer as mudanças "necessárias" !

Sofremos, mas ainda boto fé nessa seleção ...


Obs: assisti pelo SporTv e dou NOTA 10 para o ERIC (não guardei o sobrenome) comentarista do canal ... o cara mandou muito bem.