domingo, 26 de junho de 2011

O DKW será fabricado no Brasil



1955 - Em dezembro de 1956 estará rodando o primeiro veículo nacional. Recente acôrdo firmado entre a Auto-Union, de Duesseldorf (Alemanha) e a VEMAG de São Paulo, permitiu a esta firma brasileira a fabricação e distribuição dos carros DKW.

As máquinas para a produção local do conhecido automóvel alemão serão importadas na forma de investimentos de capital e já devem estar a caminho do Brasil. O DKW nacional terá, logo no primeiro ano, cêrca de 90% do seu pêso de produtos de indústria nacional, incumbindo-se a VEMAG de produzir 45% das peças, enquanto outras fábricas nacionais cooperarão com outros 45% das peças e equipamentos necessários. Os 10% restantes serão constituídos de peças importadas, principalmente rolamentos. Tais peças, cuja fabricação exige investimentos gigantescos, apenas serão produzidas no Brasil quando houver condições econômicas favoráveis.

Na segunda etapa (princípios de 1957) será iniciada também a produção de furgões, para carga de 500 quilos, com motor de 2 tempos, 3 cilindros, com tração dianteira.

A terceira emprêsa do país em volume de vendas no setor automobilístico (distribui no Brasil os carros e caminhões Studebaker, Packard, DKW, bem como os tratores Massey-Ferguson), e a primeira, considerando-se apenas as organizações inteiramente nacionais, a VEMAG foi estabelecida pela família Fernandes Alonso, de São Paulo, que também controla o Banco Financial Novo Mundo e uma série de outros empreendimentos no setor de seguros, investimentos e imóveis.

A VEMAG até hoje uma emprêsa fechada, abrirá agora suas portas à participação do público, tanto que já incumbiu a DELTEC de lançar 100 milhões de cruzeiros em ações preferenciais no mercado. O aumento de capital da organização será de 300 para 500 milhões.

Comentando a iniciativa da VEMAG, a revista "Visão" de São Paulo, acresenta:

" A notícia da produção dos veículos DKW certamente resultará numa verdadeira corrida entre as outras emprêsas que planejam produzir automóveis no Brasil. O mercado é inteiramente favorável. Sòmente no setor de veículos de transporte, as necessidades mínimas do país são estimadas em cêrca de 200 mil caminhões para os próximos 5 anos. A VEMAG deverá ser a primeira a oferecer veículos, mas outras fábricas também já estão a caminho".