A fábrica de Lijachov, em Moscou, iniciou a produção deste novo modelo, o 111 do já conhecido ZIL.
Não se trata positivamente de um veículo proletário, pois é equipado com um possante motor de 220 HP, que lhe proporciona velocidade de 170 quilomêtros horários. Sua transmissão é de característica avançada, controlada por botões no painel, os quais substituiram a convencional alavanca de cambio montada no eixo do volante da direção, assim como já não apresenta o pedal de embreagem.
Segundo informação de agência jornalistica, muitos adiantamentos tais como reforçador de vácuo do sistema mecânico foram introduzidos no novo ZIL, para reduzir o esforço no pedal de freio. Novo processo hidráulico de ajuda no volante de direção e ar condicionado.
O calçamento é com pneus de baixa pressão, sem câmara. Os vidros das janelas receberam controle automático, o rádio é comandado pelos ocupantes do compartimento traseiro.
Como se vê, o ZIL 111 é apresentado como um carro perfeito do capitalista ...