quarta-feira, 23 de setembro de 2015

FORMULA 3


Nelson Piquet está participando pela segunda vez de uma temporada na Fórmula 3. No ano passado foi terceiro no Campeonato Europeu. Piquet tem uma equipe independente. Comprou dois carros RALT RT1 equipados também com  motor Toyota Novamotor, e tem como mecânicos dois brasileiros. É patrocinado pela Brastemp, Arno e Hobby.

"Meu problema principal até agora foi o tempo. Tempo para treinar, para afinar o carro e para me organizar. Chegamos tarde à Inglaterra por problemas de patrocínio. Recebemos da RALT um carro desmontado, que só ficou pronto na véspera da corrida. E até agora ainda estamos operando com um caminhão alugado. Com essa correria ainda não arranjei nenhum lugar para morar.

Mas minha equipe é ideal: os dois mecânicos são brasileiros, e eu prefiro assim pois tenho mais confiança neles. Temos um inglês que nos auxilia na produção e um pouco na mecânica, mas somos nós três, eu e os dois mecânicos, que determinamos tudo.

O carro é bom, mas tem problemas de motor. O motor que peguei não é dos melhores e estou esperando o segundo carro para breve. Os resultados que obtive até aqui não representam quase nada. É claro que vencer em Silverstone foi bom. Mas nas corridas anteriores, se tivesse o pessoal bom que está aparecendo ou se fosse uma prova do Campeonato Europeu do ano passado, eu seria oitavo ou décimo classificado. Mas daqui para frente espero melhorar sempre, com mais tempo para acertar tudo."




Chico Serra, que é patrocinado pela Sadia e Canovas, faz parte da equipe PROJECT FOUR, de Ron Dennis, e é o único piloto da Fórmula 3 dessa equipe, que tem ainda Ingo Hoffmann e Eddie Cheever na Fórmula 2. O carro utilizado por Chico Serra é um MARCH 783, com motor Toyota preparado pela Novamotor.

"Não estou satisfeito. Este ano cheguei preparado para tentar resolver logo os problemas que tive na temporada passada, e consegui alguma coisa, mas ainda falta muito. Tenho um bom patrocínio e pelo que vi o Ron Dennis é um ótimo chefe de equipe. Este ano também estou atento para os problemas de entrosamento que tive com minha equipe de Fórmula Ford e que dificultaram as coisas no começo da temporada. Mas o carro ainda não está bem acertado. Na primeira corrida tive problemas com os pneus, e na de Silverstone o motor não estava bom. É possível que isso seja normal em começo de temporada, mas com a equipe organizada que tenho esperava mais. Os resultados que obtive até agora, apesar de serem bons, nem sempre refletem tudo o que realmente aconteceu.

São muito relativos, e só com o desenrolar do campeonato é que vamos avaliar melhor. Na primeira corrida em Silverstone considerei meu resultado justo. O Warwick estava melhor, com o carro mais afinado, e mereceu chegar na minha frente. Em Thruxton fui prejudicado com uma batida na traseira e fiquei sem saber se poderia ter ganho. Finalmente, na terceira prova, eu não mereci o lugar que tirei. Se não fosse a chuva eu provavelmente chegaria em quinto ou sexto porque meu motor estava ruim na reta. Mas acho que dá para melhorar".

Em apenas três provas disputadas, os brasileiros Chico Serra e Nelson Piquet já são apontados pela crítica inglesa como os maiores favoritos aos títulos dos campeonatos ingleses VANDERVELL Products e British Petroleum BP. Nelson Piquet já lidera um dos campeonatos e Chico Serra está em segundo nos dois.