segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O CARRO QUE GANHOU NA ARGENTINA



1958 - A primeira grande surprêsa do ano em matéria de competições automobilísticas foi a vitória de Stirling Moss no Grande Prêmio da Argentina, em janeiro. Não, pelo fato de Stirling Moss haver ganho a corrida (êle é quase que certamente o próximo campeão mundial) mas sim pelo fato de ter sido o seu carro um dos menores da competição.

Essa vitória fez com que a atenção de todo o mundo se focalizasse sôbre essa pequena e virtualmente desconhecida organização. A fábrica Cooper é de propriedade da família cujas três gerações masculinas são vistas na foto: Mr. Charles Cooper, seu filho John, à esquerda e seu neto "Buster", de três anos de idade, de pé, sôbre o pôsto de comando do Cooper Fórmula 1 para 1958.

Idêntico ao carro com que Stirling Moss bateu todos os outros carros de corrida do mundo no país dos pampas, tem motor na traseira e é considerado o carro de corrida mais barato do mundo: cêrca de Cr$ 500.000,00 à porta de fábrica, considerando-se o valor atual, no câmbio livre da libra esterlina. A produção total da fábrica é de 2 carros por semana. Quanta gente não inveja Buster !