segunda-feira, 27 de novembro de 2017

AVISO AOS NAVEGANTES (de primeira viagem)



Um aviso aos "especialistas" de plantão. Que são muitos, tv, blogs, sites...

Querer desmerecer a vitória do Bottas no domingo (POLE, VOLTA MAIS RÁPIDA E VITÓRIA) por tabela também estão desrespeitando Lewis Hamilton.

No afã de querer justificar os muitos erros do Hamilton nas duas etapas, ficam falando inverdades.

Bottas teve um excelente fim de semana e mereceu a vitória. Pilotou muito bem e foi melhor que Hamilton.

Lewis Hamilton em momento algum da prova deixou de buscar a vitória. Tentou por várias oportunidades mas não teve exito porque naquela pista com dois carros iguais é impossível ultrapassar. Numa das tentativas chegou inclusive a sair da pista.

Como ele próprio admitiu depois da prova na salinha do pódio: que foi impossível ultrapassar e que precisam urgentemente mudar o traçado da pista.

È um desrespeito com o Hamilton dizer que ele não lutou pela vitória.

Bottas merece os parabéns pelas duas provas finais do campeonato. Como Niki Lauda comentou: 'happy for Bottas' brain' . Foi isso, colocou a cabeça de volta no lugar e os bons resultados do começo do campeonato reapareceram.

No Brasil fez uma excelente classificação conseguindo tirar a pole que seria do Vettel. O alemão após os treinos admitiu que tinha carro para a pole mas "amarelou na junção". Na corrida isso ficou provado.

Largou melhor que o pole Bottas, como tinha feito nos EUA em cima do Lewis, mas a diferença foi que como nos EUA a Mercedes estava melhor, e Lewis teve carro para recuperar a liderança. Já no Brasil a Ferrari com o melhor carro, foi impossível para o Bottas fazer a mesma coisa.

Declarações dos pilotos da Ferrari após a prova confirmaram isso:

Vettel: "ganhei a corrida na largada, depois percebi que a Mercedes mandou o Bottas dar tudo, mas mesmo puxando tudo ele não conseguia entrar na zona do DRS para o ataque. Foi só manter a distancia"

Kimi: "em nenhum momento o meu terceiro lugar foi ameaçado pelo Lewis." 

Foi isso que acontece, a Ferrari teve mais carro no Brasil. Bottas não pode fazer nada contra a Ferrari, assim como Lewis.

Já em Abu Dhabi a Mercedes foi muito superior. Hamilton não teve nenhuma chance contra Bottas porque com dois carros iguais ninguém passa. A única briga possível são com dois carros diferentes como aconteceu com Stroll e Grosjean.

Bottas é um excelente piloto, muito rápido e tem todas as condições de brigar com Lewis pelo título no próximo ano.

Com a cabeça no lugar Bottas pode endurecer a briga e desequilibrar Lewis. Hamilton ainda é capaz de cometer erros infantis como aquele no Brasil.

Foi importante essa vitória do Bottas na última prova, vai começar o ano com moral alta. E com certeza aprendeu muito com os erros deste ano. Deve jogar duro no próximo ano.

Se quiser o título vai ter que marcar posição e fazer um começo arrasador de temporada, porque essa sera sua única chance. Não pode deixar a equipe pender para o lado do Hamilton.