Pessoal, tenho ouvido e lido muita bobagem sobre o Halo, aquela tampa de privada que colocaram sobre o cockpit de um monoposto. Aquilo foi um equívoco que eu espero que dure o mesmo tempo que durou o para-choque dos carros da Indy.
Ninguém vai se acostumar com aquilo, é feio, atrapalha e é inútil porque não me lembro de algum piloto que teve a cabeça atingida quando um carro sobiu no outro. A única função do Halo é essa, proteger a cabeça do piloto em caso de colisão entre dois carros.
Capotamento é função do "santo antônio" salvar o piloto. No caso de "mola" ou "braço de suspensão" voador, não protege. Pneu solto, sim protege, mas é raro isso acontecer. Vão citar o caso Surtees e mais ninguém, porque é 1 em 1 milhão.
"Mas se for para salvar uma vida vale a pena", dirão os imbecis.
"Se for para salvar uma vida" não participe de esportes a motor, digo eu!
Quem é da década de 70 lembra que o fogo era o maior perigo do F1.
Foi reduzido a risco zero o risco de incêndio?
Não, ainda pode acontecer de um carro pegar fogo, MAS É MUITO RARO QUE ISSO ACONTEÇA!
DA MESMA FORMA QUE É MUITO RARO:
que uma mola atinga um piloto
que um braço de suspensão atinga o capacete
que um pneu voador atinga outro piloto...
Voltando ao perigo do fogo,
é tão raro que aconteça hoje em dia, que até a FIA abriu mão dos "tais segundos" que um piloto precisa para deixar o carro em caso de acidente.
TOTALMENTE SEM SENTIDO!
Com a introdução do HALO a FIA relaxou as medidas de segurança com o fogo, porque ele é raro de acontecer e instalou o HALO para proteger o piloto de "pneu voador" ou outras coisas, que também são raras de acontecer!
PUTA QUE PARIU!
Outro equívoco é achar que a solução é adotar o Aero Screen da Fórmula Indy. Nada a ver!
A Fórmula Indy está no caminho certo, enquanto a Fórmula 1 vai na contramão. Não entendeu? Então explico:
Segundo li, a Indy disse que o Aero Screen é só um primeiro esboço, um teste e que ainda há muito que desenvolver e pesquisar. O pessoal mostra que tem juízo e não vai fazer a coisa no "atropelo" como fizeram com o para-choque.
Outra coisa: o Aero Screen é inútil para a Fórmula 1, não serve. Não entendeu ? Explico:
O Aero Screen é coisa para Indy car, acho que sera adotado porque pode ajudar.
Nos acidentes em ovais, quando um carro prega no muro, geralmente desintegra e gera muitos detritos voadores. Esses detritos voadores podem atingir a cabeça dos outros pilotos. Não me refiro a pneus, mas a pedaços do bico, spoilers, pedaços de carenagem ou até um aerofólio solto. Pedaços pequenos, mas que podem machucar, nesse caso o Aero Screen pode proteger ou desviar os destroços para que não atinjam o capacete do piloto.
No caso de acidente na Fórmula 1 não tem serventia. Na F1 os acidentes tem uma dinâmica diferente dos da Indy, em função dos tipos de circuitos, áreas de escape e da velocidade.
Porque quando um carro de F1 bate ele está nas imensas área de escape, longe dos outros, então dificilmente um destroço vai atingir outro piloto. Na Indy como não tem área de escape, o muro é colado na pista, os destroços voltam para a pista e atingem outros carros.
O caso de um carro subir no outro que é o maior perigo do F1, ele não protege, porque teria que ser uma estrutura fixada no chassi para suportar o impacto.
Então é um equívoco falar para a F1 adotar o Aero Screen. Aero Screen é coisa para carros da Indy que tem suas peculiaridades.