1981 - O futuro da Fórmula 1 está nos Estados Unidos.
A afirmação foi feita por Jean Marie Balestre, presidente da FISA, antes do Grande Prêmio da França, quando se anunciava o novo calendário de Fórmula 1 para 1982.
Três Grandes Prêmios norte-americanos foram incluídos neste calendário: Long Beach, em 4 de abril, Detroit, em 20 de junho, e Las Vegas, em 3 de outubro. E, caso os organizadores de Watkins Glen tivessem pago o dinheiro devido aos construtores pela participação no Grande Prêmio de 1980, esta corrida também poderia ser mantida no calendário.
Apesar da FISA ter destinado três Grandes Prêmios para os Estados Unidos, não houve reclamações, nem de pilotos, nem de organizadores.
Os pilotos, na verdade, gostam de correr nos Estados Unidos porque é lá que são pagos os melhores prêmios aos vencedores. Watkins Glen sempre destinou 50 mil dólares ao vencedor, exemplo seguido por Long Beach.
Além disso, os americanos sempre fazem uma excelente divulgação das suas principais competições, e a Fórmula 1 está entre essas grandes promoções.
Por isso, as grandes equipes, principalmente Ferrari, Renault, Talbot e Alfa Romeo, também montam grandes aparatos para correr nos Estados Unidos. O objetivo dessas fábricas é aumentar a venda de seus produtos por meio de vitórias na Fórmula 1, e o melhor mercado é o americano.
Afinal, é lá que corre mais dinheiro. E não se pode esquecer que a Fórmula 1 já se transformou na maior categoria do automobilismo mundial. Além dos fabricantes de pneus e carros, grandes patrocinadores não faltam, aproveitando a divulgação das corridas por redes mundiais de televisão.
Certamente a inclusão dos três Grandes Prêmios no calendário da Fórmula 1 motivou, ou apressou, o retorno da GoodYear às pistas. Sentindo que não poderia competir com a Michelin, a fábrica americana resolveu abandonar a Fórmula 1 no começo do ano, ficando apenas com as competições nos Estados Unidos.
Mas agora a GoodYear reconsiderou sua atitude, e já participou do Grande Prêmio da França, quando forneceu pneus apenas para a Brabham e a Williams.
Com a volta da GoodYear quatro fabricantes de pneus brigam na Fórmula 1: Michelin (que atende a maioria das equipes), GoodYear, Pirelli (com os carros Toleman) e a Avon, de Bernie Ecclestone (que, ao que tudo indica, terá vida efêmera na Fórmula 1).
O calendário da FISA para o Campeonato Mundial de Pilotos de 82 é este:
24 janeiro GP DA AFRICA DO SUL
7 de março GP DA ARGENTINA
21 de março GP DO BRASIL
4 de abril GP DE LONG BEACH
25 de abril GP DA ESPANHA
9 de maio GP DA BÉLGICA
23 de maio GP DE MONACO
13 de junho GP DO CANADA
20 de junho GP DE DETROIT
11 de julho GP DA FRANÇA
25 de julho GP DA INGLATERRA
8 de agosto GP DA ALEMANHA
15 de agosto GP DA ÁUSTRIA
29 de agosto GP DA HOLANDA
12 de setembro GP DA ITÁLIA
13 de outubro GP DE LAS VEGAS
Figuram como Grandes Prêmios reserva, os de San Marino (em Imola) e da Suíça (em Dijon).