1970 - João Donato, um dos maiores pianistas e compositores do Brasil, gravou em Los Angeles um disco único em sua carreira, experimentando novas sonoridades numa fusão de música brasileira com jazz, funk, rock e música eletrônica.
"The Frog (A Rã)" - 2:37
"Celestial Showers" - 2:36
"Bambu" 2:20
"Lunar Tune" 4:56
"Cadê Jodel? (The Beautiful One)" 2:07
"Debutante's Ball" 3:00
"Straight Jacket" 3:27
"Mosquito (Fly)" 2:59
"Almas Irmãs" 1:53
"Malandro" 2:31
"Em 1970, eu morava em Los Angeles e fui convidado pela Blue Thumb para gravar um disco, fazendo o que quisesse, do jeito que fosse. Era época dos Beatles, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Led Zeppelin.
Era o começo da eletrônica e, como todo mundo tocava pianos elétricos, o pessoal da gravadora me falou: "compre os instrumentos que você quiser e leve para casa. E eu fiz isso, comprei todas as novidades em equipamentos e fui para casa pensar no disco.
Foram duas semanas de preparação para me acostumar com os novos instrumentos, tentando descobrir a sonoridade deles. Eu me lembro de ter comprado um monte de discos de James Brown para procurar um caminho. Comprei também discos do Led Zeppelin e de vários outros artistas que faziam sucesso na época, mas não me identifiquei especialmente com nenhum deles."
In 1970, two landmark recordings changed the world. On Bitches Brew, Miles Davis infused jazz with the rhythms and textures of cutting-edge pop, exemplified by James Brown and Jimi Hendrix. The fusion genre sprang from that album. Concurrently, keyboardist and composer João Donato thrust electronics and the cross-rhythms of funk into Brazilian jazz with A Bad Donato.
Bitches Brew was the shot heard ‘round the world — with Columbia Records’ full weight behind it. A Bad Donato, released on the independent Los Angeles Blue Thumb label, settled into underground cult status.
"The Frog (A Rã)" - 2:37
"Celestial Showers" - 2:36
"Bambu" 2:20
"Lunar Tune" 4:56
"Cadê Jodel? (The Beautiful One)" 2:07
"Debutante's Ball" 3:00
"Straight Jacket" 3:27
"Mosquito (Fly)" 2:59
"Almas Irmãs" 1:53
"Malandro" 2:31
"Em 1970, eu morava em Los Angeles e fui convidado pela Blue Thumb para gravar um disco, fazendo o que quisesse, do jeito que fosse. Era época dos Beatles, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Led Zeppelin.
Era o começo da eletrônica e, como todo mundo tocava pianos elétricos, o pessoal da gravadora me falou: "compre os instrumentos que você quiser e leve para casa. E eu fiz isso, comprei todas as novidades em equipamentos e fui para casa pensar no disco.
Foram duas semanas de preparação para me acostumar com os novos instrumentos, tentando descobrir a sonoridade deles. Eu me lembro de ter comprado um monte de discos de James Brown para procurar um caminho. Comprei também discos do Led Zeppelin e de vários outros artistas que faziam sucesso na época, mas não me identifiquei especialmente com nenhum deles."
In 1970, two landmark recordings changed the world. On Bitches Brew, Miles Davis infused jazz with the rhythms and textures of cutting-edge pop, exemplified by James Brown and Jimi Hendrix. The fusion genre sprang from that album. Concurrently, keyboardist and composer João Donato thrust electronics and the cross-rhythms of funk into Brazilian jazz with A Bad Donato.
Bitches Brew was the shot heard ‘round the world — with Columbia Records’ full weight behind it. A Bad Donato, released on the independent Los Angeles Blue Thumb label, settled into underground cult status.