Toto Wolff disse que a prioridade é renovar com os dois pilotos atuais, mas na minha opinião essa decisão é difícil para o time Mercedes.
Não há dúvidas de que Daniel Ricciardo é o melhor piloto em atividade. Apontar suas qualidades é fácil. Tem velocidade, regularidade, dificilmente comete erros, não é egoísta, não embola o meio de campo, nunca exigiu ser tratado como "reizinho" dentro da equipe, tem comportamento exemplar dentro e fora das pistas, não quebra quarto de hotel e é unanimidade, todo mundo gosta do cara, o que é excelente para os patrocinadores e para a equipe. Está maduro, tem a idade certa para ser campeão, é experiente, já venceu corridas, tem como companheiro o Max que é a maior revelação dos últimos anos... e está sem contrato para o ano que vem.
Caso a Mercedes renove com o Lewis, a probabilidade maior é de um acordo por três anos. Por que três anos?
Primeiro porque Lewis Hamilton não tem outras opções. Só tem dois times para ele: Ferrari ou Mercedes. Ferrari esquece porque ele não tem perfil de piloto Ferrari, ia bater de frente com o time já na primeira semana. Imaginem só ele acusando o time de "sabotar o seu motor"...então pode esquecer. A única Ferrari que Hamilton vai sentar é aquela de passeio que ele tem lá na sua garagem.
Outra coisa: sua idade. Tem 33 anos e renovando por três anos. deixa a F1 quando tiver 36, rico e famoso.
Se a Mercedes não renovar com ele, deve tirar "um ano sabático" porque não tem outro lugar para ir. Vai correr de Sauber ou McLaren? Então, provavelmente é o fim de sua carreira.
Tem mais. Lewis já não é o mesmo faz tempo. E não é de hoje que suas atuações deixam a desejar.
Mantenho o que já falei, ano passado ele foi campeão mais pelos erros dos outros do que por méritos próprios.
Vem errando faz tempo. Lembra no GP Brasil: bateu na primeira volta do Q1. Na corrida seguinte mais erros e perde a pole e a corrida para o Bottas. Esse ano a coisa se repete: na Austrália fez a pole mas perdeu a liderança para o Vettel. Aí, enquanto a equipe dava instruções pelo rádio, gritou "VOU PRA CIMA", 10 segundos de silêncio no rádio e duas curvas depois "ACABOU COM SEUS PNEUS" !
Quatro corridas até agora e nenhuma volta mais rápida. Bottas já tem duas. Em Baku, errou sozinho quando não era atacado nem atacava e acabou com os pneus.
Unica coisa que não mudou nele é sua arrogância. Em Baku, após a corrida, deixou Tvs do mundo todo, centenas de jornalistas e público ESPERANDO, enquanto ele ia "consolar o seu companheiro". Fui as lágrimas com aquela cena e quase escrevi uma cartinha para o Papa Francisco pedindo para "canonizá-lo"!
Puta que pariu! O cara continua se achando maior que "tudo e que todos". Um pouco de humildade faz bem, viu sr Hamilton.
Voltando ao assunto, Toto disse que as negociações para renovação do contrato por hora estão suspensas. Então a coisa não deve ser tão simples:
por parte do Hamilton, que deve estar com a pulga atrás da orelha quanto ao desempenho do carro esse ano e por parte do Toto, que deve estar se questionando se o Lewis vai dar conta do recado nessa temporada visto que o Bottas até aqui foi melhor.
Agora vou dar minha opinião:
A coisa é complicada para a Mercedes, porque se ela não pega agora o Ricciardo, pode perdê-lo para a rival Ferrari. Poderia renovar com o Hamilton por três anos e colocar o Ricciardo ao lado dele. Mas aí também tem problema.
Lewis não iria aceitar tomar um côro do Ricciardo. Quem acha que o Lewis mudou engana-se. Ele continua o mesmo. O Lewis "paz e amor" de agora, é porque ele lidera o campeonato. Se Bottas vencesse e assumisse a liderança com ele na terceira posição, a paz ia acabar.
E pra renovar com o Lewis por três anos, só com o Bottas como parceiro.
Põe o Ocon lá e vai dar "curto-circuito" como tem acontecido com ele e o Perez na Force. Só que a voltagem seria maior ainda, porque ai o Ocon teria nas mãos um carro para vencer o campeonato e ele não iria se contentar em ficar atrás do Hamilton.
Mesma coisa aconteceria com Ricciardo na equipe. Ele iria bater de frente com o Lewis. Porque o próximo passo do australiano é o título mundial. Ele não vai sair da RBR para ser "escudeiro" do Hamilton na Mercedes.
Vocês estão entendendo o tamanho do problema do Toto.
Se ele colocar o Ricciardo na equipe, seria no lugar do Hamilton, não do Bottas.
A última coisa que ele e Lauda querem é reviver o inferno astral da briga Hamilton/Rosberg. E uma dupla Hamilton/Ricciardo é explosiva sem dúvidas. Hamilton, que sempre foi tratado "como reizinho" nos times pelo qual passou, não vai aceitar perder a "majestade e a coroa" para o "risonho" e "ambicioso" australiano.
Por isso, ao contrário do que a inglesada fala, quem mais esta ameaçado em perder o lugar na Mercedes é o Hamilton, não o Bottas.
Se o Lewis sair, a dupla ideal é Ricciardo/Bottas e se o Lewis ficar, deveremos ter novamente Hamilton/Bottas, porque até agora os dois não tiveram problemas de relacionamento.
Caso a Mercedes perca o Ricciardo para a Ferrari, sobra o Verstappen para eles. Mas só seria para o futuro, daqui dois anos ou três, quando terminasse o contrato de ambos (Lewis na Mercedes se renovar e Max na RBR). Só que nesse ínterim, a Ferrari estaria com um super time Vettel/Ricciardo.
O Daniel Ricciardo vale muito hoje, porque ele está pronto para ser campeão mundial, como já falei tem idade certa, experiência necessária, maturidade e gana para vencer.
Ele sabe disso e talvez esperar mais dois anos possa ser mal negócio. O trem pode passar e ele perder o lugar. Vide Hulk.
E daqui a dois anos...teremos Ocon, Verstappen..e também um Leclerc e Gasly...mais experientes.
O que pode tornar a coisa mais complicada para Ricciardo...
...então o momento dele é agora onde ele não tem concorrentes.
Esse ano vai ser interessante ver como as peças do xadrez vão se movimentar, Ricciardo é o "rei" e as equipes estão sendo cautelosas nos seus movimentos para não tomar um xeque mate!