Amigos, um rápido comentário dos treinos. Ainda não li as declarações dos pilotos, então é só uma análise do que vi na Tv.
A Mercedes ficou 0.93 da pole. Mas foi a Mercedes errada. O próprio Vettel depois dos treinos parecia surpreso com a conquista da pole. Todo mundo esperava que Lewis repetisse o feito do ano passado, mas...
Se Bottas conseguiu uma diferença de menos de 1 décimo para a Ferrari, Lewis era para ter feito essa pole com um pé nas costas.
Só que mais uma vez, ele não entrou em campo. Você errar numa tentativa é coisa normal, mas não foi isso que aconteceu.
Já no primeiro tiro do Q3 ele foi mais lento do que o Bottas. Enquanto Bottas era o segundo, Lewis foi apenas o quinto. Então não foi apenas uma questão de um erro isolado, foi o "conjunto da obra".
Quando a equipe passava informações pelo rádio onde o Bottas era melhor, ele gritou DEIXA COMIGO. O mesmo "deixa comigo" da Austrália: 10 segundos de silêncio no rádio e duas curvas depois ele acabava com os pneus. Esse é um dos seus defeitos. Quando a coisa exige planejamento e estratégia ele não escuta ninguém.
Lewis Hamilton não se achou durante toda a classificação. Bottas foi quem liderou o time.
Aí vem a pergunta: o que aconteceu com o Hamilton?
Voltou a ser o Lewis "apagado" das quatro primeiras etapas?
Lembram que falei em um post anterior, que era um risco a Mercedes renovar com ele. Vocês imaginem se a fábrica renova o contrato, pagando um caminhão de dinheiro, e nas próximas duas temporadas tem um Hamilton apagado.
Porque até agora, depois de seis etapas, o único lampejo do "antigo Lewis" foi durante o Grande Prêmio da Espanha. No resto das etapas tivemos um Bottas melhor, mas foi mais pelo fraco desempenho do Hamilton, do que méritos do Bottas.
E se a Mercedes for depender do Bottas está frita.
Além do finlandês não ter "ambição", tem o problema do "amor platônico" que ele nutre pelo Hamilton.
Na minha opinião, o Bottas sozinho na equipe renderia mais do que como parceiro do Hamilton. É aquele negócio que eu já cansei de comentar: ele só acelera quando o Lewis está atrás dele. Amanhã é capaz dele fazer uma boa prova por este motivo.
Parabéns para o Max Verstappen, mandou bem em todos os treinos e mostrou que aquela enxurrada de críticas (a maioria injusta) não o afetou.
Não sei o que aconteceu com o Ricciardo, mas acho que a RBR errou ao não trocar os componentes. Além de treinar pouco, corre o risco de ter um DNF amanhã. Seria melhor trocar tudo e tentar recuperar a posição na pista já que o circuito permite isso.
Charles Leclerc mais uma vez foi fabuloso. Conseguiu um 13º superando as duas McLaren.
Ocon evoluindo a cada corrida e vai aos poucos superando o veloz Perez.
Hulk mostrando o quanto foi acertada a sua contratação pela Renault. Agora o pessoal entende melhor a ironia na resposta da Renault para Alonso. Lembram? (Chefe da Renault não vê equipe pronta para Alonso: "Ele tem urgência").
Kimi repetiu o Azerbaijão e "fuck up", só que dessa vez foi na primeira curva!