sábado, 4 de agosto de 2018

RENAULT ACERTA COM A CONTRATAÇÃO DE RICCIARDO




Quem ganha e quem perde ?

RBR, Mercedes e Ferrari saem perdendo, enquanto Renault e Ricciardo ganham.

Com as portas da Mercedes e Ferrari fechadas, Daniel tomou uma decisão acertada de trocar a Red Bull pela Renault.

Se continuasse na Red Bull sua carreira ficaria estacionada, e ele esta numa fase onde precisa evoluir para não correr o risco de o "bonde passar" e ele ficar.

Na Renault vai respirar novos ares, é um desafio novo e isso vai ajudá-lo a manter o nível alto.

Ficando mais um ano na RBR seria ruim para o lado emocional dele. Seria mais um ano "do mesmo". Cinco anos numa equipe que ainda não conseguiu dar a ele um carro vencedor. Seria muito otimismo achar que a RBR/Honda vai disputar título ano que vem.

Mesmo que com o Renault não tenha carro para disputar título, essa mudança ainda assim vai ser boa.

Verstappen já está de saco cheio com os problemas que vem enfrentando com o carro e Ricciardo deve sentir o mesmo, só que o jovem holandês coloca com mais facilidade essa frustração para fora.

Não precisa provar mais nada a ninguém. Tem todas as qualidades para ser campeão do mundo, só falta carro.

Na Renault vai dar um passo à frente, porque vai para um time de fábrica, que produz os próprios motores.

E a Renault, pelo que vem demonstrando até agora, quer voltar a ser time grande. Estão fazendo um trabalho sério. O maior exemplo disso, foi quando "recusaram" a oferta de Fernando Alonso. O espanhol, ano passado, tentou uma volta para o time francês, mas foi rejeitado. Decisão acertada. Na minha opinião a McLaren só melhora quando o Alonso deixar o time.

A Mercedes e Ferrari saem perdendo porque só contam com um piloto para disputar títulos. Tem que torcer muito para o "humor" de Hamilton não mudar e para que os "erros" do Vettel não se repitam.

E essas duas equipes ainda tem o agravante do risco de deterioramento das relações entre piloto e equipe. Já que Vettel e Hamilton estão a muito tempo na equipe. Isso gera um desgaste natural das relações quando o sucesso não é alcançado. E esse ano só um dos dois pode vencer.

Para a Mercedes seria um baque grande perder para a Ferrari. Colocaria em xeque a politica de apostar só no Hamilton, que já é sabido, tem problemas de "humor".

Caso a Ferrari perca o título para a Mercedes, o desgaste do Vettel também será grande. Os pequenos erros ganharão dimensões maiores se o título não vier. Começarão a questioná-lo, já que esse ano a fábrica conseguiu construir um carro para fazer frente aos Mercedes.

Comparem com a situação atual da RBR. Por contar com dois pilotos "de primeira", quando um falha, eles ainda contam com o outro.

Já Ferrari e Mercedes não. São dependentes exclusivamente de Vettel e Lewis.

Enquanto Mercedes e Ferrari apostam em um velho (Kimi) e num idiota (Bottas). A Renault sai fortalecida com uma dupla excelente: Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg.

A Renault pensou grande e ano que vem vai dar um passo á frente para tentar alcançar Mercedes e Ferrari.

Para o Ricciardo também foi excelente. Troca as incertezas de uma Red Bull/Honda, por um time de fábrica que vem mostrando evolução.

E daqui a dois anos, ainda pode decidir se muda para uma Mercedes ou Ferrari.