terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

ANO DE LECLERC




Pessoal, volto ao assunto porque Leclerc é a grande novidade para a temporada desse ano. Ele vai ser a grande atração, as mudanças de regulamento e o motor Honda na Red Bull, outra novidade, ficam em segundo plano.

Vai ser um ano de afirmação para ele. Não só de resultados mas principalmente de "comportamento".

Ninguém sabe se vai ser "bom" ou "ruim" para a equipe. Vamos de que esperar para ver, mas o que mais me preocupa é como vai ficar a parte "emocional" dele em relação a tudo que possa acontecer.

Acho que foi uma subida "apressada" e "fora de hora".

Apressada, porque o ideal, na minha visão, seria mais 1 ou 2 anos na Sauber (Alfa Romeo). Ele conseguiu excelentes resultados lá na temporada passada e parecia que estava se sentido bem na equipe. Estava a vontade no time e a equipe tinha um bom feedback com ele.

Fora de hora, porque lá na Ferrari, a "panela de pressão" tá no fogo e o "feijão tá queimando". Se apanharem de novo da Mercedes, a coisa explode e vai ter "feijão até no teto".

Hora errada para entrar na equipe. O time esta em crise, no fim do ano muitas cabeças rolaram (Arrivabene e Kimi) e a equipe já olha "de canto de olho" para  o seu principal piloto, Vettel.

E o Vettel é um outro problema que eu vejo nessa temporada.

Se perder esse ano (dependendo do potencial do carro) corre o risco da Ferrari dar-lhe um ano sabático em 2020 já que o contrato expira no final daquele ano. Talvez sim talvez não, mas é uma possibilidade. O problema é que a Ferrari iria substituí-lo por quem ? Max e Daniel, os únicos pilotos top, estão presos a contratos em 2020.

Até agora eu não vi nenhuma "manifestação" de apoio ao piloto por parte da Ferrari. Ambas as partes não se olham mais "olho no olho". Isso já é um mal sinal.

A primeira coisa que Mattias Binotto devia ter feito quando assumiu o cargo, era ter chamado o Seb e tirado uma foto abraçado com ele no "portão da fábrica".

Até agora eu não vi apoio de Binotto para com Vettel (manifestação pública, deixo bem claro). O que acontece lá dentro a gente não sabe.

E quando a equipe não "abraça" o seu principal piloto e sinal que a "fritura" começou.

Se a equipe tem esperança de brigar com a Mercedes, o seu homem é Sebastian Vettel. Esquece o  Leclerc.

Leclerc até agora só fez 3 gols na "Copinha". Esse ano sobe para o "profissional" do Timão e vai ter que ganhar Brasileiro, Copa Brasil e Libertadores. Se perder o "Paulistão" a torcida invade vestiário para "cobrar explicações".

E não adianta fazer igual o Vandoorne, classificar na frente do Seb e marcar pontos na sua primeira corrida. Tem que trazer o "caneco" no final do ano.

E a Ferrari vai ter que decidir se vai de Seb ou Charles ?

Vai ter que decidir isso antes da temporada começar.

Porque o Leclerc tem velocidade e vai "incomodar". E é esse o problema. "Incomodar" quem.

Vettel ? ou Hamilton ?

Leclerc não tem experiência e nem maturidade para disputar título contra a Mercedes pilotada por Hamilton. 

Quem vai fazer isso é o Seb. Mas com o Leclerc incomodando ! Aí não dá, né...

A única chance da Ferrari é dar apoio total ao Vettel, para ele ter tranquilidade para trabalhar, e não cometer mais "errinhos", e Leclerc fizer mais que o Raikkonen fez.

É mais...!!!! E aí que começa o problema...

Se Leclerc "entregar" (resultados para o Seb) o mesmo que o Kimi entregou, eles perdem mais uma vez.

Mesmo o Kimi fazendo "aquilo tudo" não foi suficiente para eles derrotarem a Mercedes.

E isso para o Leclerc pode ser "doloroso"....

Maurizio Arrivabene foi muito criticado. Eu particularmente acho que demoram muito para mandá-lo embora. Acho que isso já deveria ter acontecido no final de 2017.

Mas, eu, apesar de criticar suas atitudes, entendo a razões dele.

Um dos seus principais erros, foi a "demora" e "hesitação" em dar certas ordens de equipe.

No caso da Alemanha, onde teve aquele erro do Vettel que custou a corrida. Você precisa analisar o que aconteceu "antes" do "erro". Vettel de pneus novos foi obrigado a ficar 6 ou 7 voltas atrás de um Kimi mais lento com pneus velhos. Além de "desestabilizar" emocionalmente o Seb, que reclamou pelo rádio, o fez perder tempo e gastar pneu novos.

Teve várias outras situações anteriores do tipo. Uma vez no GP da China, eu me recordo, Vettel perdeu 10 voltas atrás do Kimi até o Arrivabene dar a ordem, etc.

Na Itália, como vimos em Monza, ninguém do time chegou é disse: "a primeira curva é do Vettel"... e deu no que deu. O adversário do Vettel (candidato ao título) em Monza, não foi o Lewis, foi o Kimi seu "companheiro" de time. "Fogo Amigo" na corrida em casa !

Agora explico porque "entendo", apesar de "não concordar" com certas atitudes do Arrivabene.

Você tem um "limite" para pedir coisas para o seu "segundo" piloto, senão você acaba gerando "problemas internos" dentro da equipe e entre os pilotos.

Kimi foi até "solícito demais" com Vettel, na minha opinião. Só que Arrivabene não poderia pedir "mais" do que isso. Entendo a posição do Arrivabene porque pilotos não são "robôs", onde é só apertar o botão. Eles são humanos.

Coisa que não acontece na Mercedes. Mas como já expliquei aqui no blog, "o Bottas" é "exceção".

Toto Wolff pode fazer o que quiser, porque Bottas deu essa liberdade a ele. Vocês estão entendo ?

Jogou na cara dele a coisa toda, com aquela declaração "o melhor wingman de toda a história da F1", e o finlandês "aceitou" numa "boa".

Arrivabene em hipótese alguma poderia fazer isso com Kimi.

Como já falei, "nunca" vi piloto fazer o que o Bottas faz !. Esse cara é "diferente".

Agora,vejam bem:

Como Leclerc vai reagir se lhe for pedido para "entregar mais" que o Kimi entregou ?

Porque, repito, não foi suficiente para baterem as Mercedes...é preciso mais sacrifício !

Monza 2018 e Monza 2019...primeira fila da Ferrari... Leclerc "pole" e Seb ao seu lado.... Seb na briga pelo título com Hamilton.....

Alguém vai pedir para o "menino" dar a primeira curva para o Seb.....

..."sacrificar" sua primeira corrida em casa...com 50 mil tifosis gritando o seu nome....

....ou será que Binotto vai repetir o erro de Arrivabene 2018.....

Fortes emoções garantidas.....

Porque a Ferrari não pode se dar ao luxo de ter os dois pilotos brigando pelo título. A briga deles é contra o Hamilton.

Qual será o comportamento de Binotto ?

Apoio irrestrito para com Vettel ou vai apoiar o "menino de ouro" da casa.

Se não apoia Vettel, que é o número 1 do time, perdem mais uma vez.

Se apoiar Vettel, e exigir muito sacrifício por parte do Leclerc, corre o risco de "acabar" com a carreira do "menino de ouro".

Situação complicada para Binotto "gerenciar".

Ano passado os resultados do Leclerc começaram a melhorar depois da corrida Azerbaijão onde conseguiu um 6º lugar. Até então Marcus vinha sendo melhor.

Aquele (bom) sexto lugar "mexeu" com Leclerc e partir daí ele deslanchou.

Um bom resultado pode mudar o "humor" do piloto é fazê-lo crescer, mas também um "resultado ou uma temporada ruim" pode ter efeito contrário, principalmente se você é muito jovem.

O meu medo é que uma subida na hora errada possa prejudicar a carreira do Leclerc.

Charles Leclerc tem potencial para ser um multi-campeão, mas dependendo dos resultados e da sua postura nesse primeiro ano de Ferrari, pode ser decisivo para seu futuro.

Se a Ferrari exigir muito "sacrifício" dele nesse seu ano de estréia, pode se negativo para sua formação.

Até agora eu não vi por parte de Leclerc nenhuma declaração do tipo: "Vou aprender com o Vettel" ou "Esse ano vai ser de aprendizado" etc.

Ele já esta "se achando" um "candidato ao título". O que é péssimo para a equipe Ferrari.

Só que não o vejo como um candidato ao título.

Se a Ferrari apostar nele significa que Vettel vai ser o "sacrificado". E eu não visualizo um cenário de Vettel entregando posição para o Leclerc.

O mais provável é que seja Vettel o piloto de frente da equipe, e quem vai para o sacrifício será Leclerc.

Depois de um ano de estréia espetacular, onde foi claramente o número 1 na Sauber, a partir do bom resultado conseguido no Azerbaijão, agora talvez tenha que experimentar o gosto amargo de ser o número 2 na Ferrari.

Talvez o seu  "sonho" ir para a Ferrari e ser campeão tenha que ser adiado por uns 2 anos. Vai ter paciência ?

Como reagirá sendo "coadjuvante" de Sebastian Vettel. Até agora por onde passou sempre foi tratado como "estrela".

Na Sauber ele tinha liberdade para tudo pois "era tratado" como o número 1 do time.

Lembram do caso num treino, onde desobedeceu ordens de voltar para boxe e continuou na pista. Na Ferrari esse tipo de coisa não é permitida. Vai ter que seguir a cartilha e aprender a controlar seus "impulsos".

Terminou o ano como a "sensação da temporada", o cara que Fernando Alonso quer ver em 2019, um "futuro campeão", a "estrela do momento"....

Mas e se tiver que passar 2 anos à sombra de Sebastian Vettel ?

Vai pegar uma equipe em crise, que enfrenta um jejum de título de 12 anos, e onde o principal piloto da equipe, falhou.

Leclerc não vai entrar na equipe para substituir um Vettel já em fim de carreira. Vettel tem contrato até o final 2020. Tem 31 anos e esta longe de se aposentar. O que é ruim para Charles Leclerc. Mas se Vettel "não der conta do recado" neste ano, talvez toda responsabilidade acabe caindo sobre o jovem piloto. Muitos podem enxergar nele um "salvador da pátria".

Mas, se nem Alonso e Vettel conseguiram, não será um "garoto" com uma temporada completa disputada, que vai conseguir. Precisa ser muito otimista para acreditar numa coisa assim.

Espero que o leitor entenda que só estou fazendo um apanhado geral de todas as possibilidades e situações possíveis. Não tenho bola de cristal para adivinhar o que pode acontecer.

Tudo vai depender de como a equipe vai se posicionar, mas uma coisa é certa na minha visão: eles precisam resolver a hierarquia entre os pilotos. Isso tem que ser decidido "antes" da primeira etapa. Se a Ferrari vai esperar as primeiras etapas para ver o que acontece, perdem o título.

Lembrando Hungria 2007, onde Alonso segurou Hamilton nos pits. Fez isso porque "não estava claro" a hierarquia dentro do time. Se isso fosse resolvido antes da temporada começar, e Alonso tivesse a certeza de que o time estava "fechado" com ele, isso não teria acontecido.

Alonso, bi-campeão mundial, fez o que qualquer um faria nessa situação.

Fernando que era a "estrela" do time, não iria permitir que um fedelho "ainda sem barba", recém chegado, tomasse conta da equipe.

Havia um guerra lá dentro porque Dennis permitiu. Um erro grotesco para alguém com a experiência dele.

Vejam bem, isso é muito diferente do que quando tinham Senna/Prost. No caso de uma rivalidade dentro da equipe como foi entre Senna e Alain Prost, foi diferente porque naquele caso os dois pilotos tinham todas as qualidades necessárias para brigar pelo título.

O caso atual na Ferrari está mais para Alonso/Hamilton 2007. Quando só um piloto tem o conhecimento e a experiência necessária para isso.

Você não pode colocar o "segundo piloto mais bem pago da F1", US$45 milhões, com 4 títulos mundiais e 52 vitórias, para "trabalhar" ou "ajudar" um fedelho que acaba de chegar na equipe. A coisa tem que ser ao contrário.

O campeonato é longo, Leclerc é rapido, e muita coisa pode acontecer. Digo isso para evitar "ufanismo" fora de hora.

Se por um acaso Leclerc classificar na frente do Vettel na Austrália, não significa que vai ser campeão e nem que Vettel é uma "merda".

Vandoorne que o diga...