Amigos, vou responder a um comentário do leitor Andre Gustavo aqui.
Concordo com sua opinião que uma hora isso iria acontecer pois ele tem uma Ferrari. Eu mesmo comentei aqui no blog que achava que ele iria andar bem, e disputaria com os quatro da frente (2 Mercedes e 2 Ferrari).
E conforme escrevi aqui, também achei péssima a estréia dele na Austrália. Errou nos treinos e foi "afoito" na largada, quase provocando uma tragédia. A foto acima provoca arrepios: Leclerc no melhor estilo Danill "torpedo" Kvyat, fora da pista, em cima da zebra e com duas rodas na grama. Por sorte não "acertou" o meio do Vettel, e também quase fura o pneu do alemão, como também poderia ter quebrado sua asa dianteira. Teve muita sorte e o anjo da guarda ajudou.
Na corrida foi relativamente bem por causa das circunstâncias. O Vettel parou cedo demais e a diferença de composto dos pneus fez a diferença no seu desempenho.
Agora, no Bahrain, ele se mostrou forte o fim de semana todo. Não me refiro aos "tempos" dele, pois isso é relativo nos treinos livres. Ninguém sabe o que estão testando, a quantidade de combustível...etc
Me refiro a sua postura. Foi sempre rápido, mostrando segurança, não cometeu erros e passou uma imagem positiva que estava com a situação sob seu controle.
Claro que a Ferrari foi o melhor carro na classificação, e a briga ficou restrita há esses dois pilotos.
Hamilton e Bottas nem ameaçaram e Max Verstappen mesmo fazendo "milagre" ficou quase 1 segundo atrás.
Então o que a gente tem que analisar e comparar é ele com o Vettel.
Aí ele ganhou de 10 a 0.
Vettel é um tremendo piloto, mas errou no Q2 e perdeu um jogo de pneu. Culpa da equipe ? Isso também é relativo. Se a equipe erro no posicionamento de pista, ele deveria ter resolvido isso lá dentro, como o Leclerc fez. Não lembro como saíram dos box, mas geralmente saem juntos. Então Leclerc pegou o mesmo transito do Seb. Só que foi mais esperto.
E mesmo se o Vettel fizesse duas tentativas no Q3, acho que a pole ficaria com o Leclerc. Foi merecido essa pole dele.
Agora, acho que com isso o Vettel se complica dentro da Ferrari, pois a situação dele já está ruim desde o ano passado.
Ainda é cedo para a gente falar alguma coisa, porque até agora não vimos o Charles Leclerc brigando na pista. Você fazer uma volta rápida é uma coisa diferente de você mostrar serviço numa briga na pista. Nesse caso a "experiência" faz a diferença.
Lembro que no ano passado o Max foi tentar uma ultrapassagem em cima do Hamilton num trecho em "esse" onde a ultrapassagem era impossível. Se Max conseguisse iria ser a ultrapassagem do século, mas o Hamilton com sua experiência, posicionou o carro de uma forma que o Max foi parar fora da pista. Na hora o Max entendeu o recado, pois terminou a corrida atrás do Hamilton. Verstappen aprendeu que ultrapassar um cara com 5 títulos não é coisa fácil, pois o cara tem experiência.
Pra terminar, concordo com você, é cedo para achar que ele vai ser campeão, mas hoje ele foi bem.