quinta-feira, 14 de março de 2019

TEMPORADA DE 2019





Pessoal, dia 16 começa a temporada de 2019. Não estou ansioso porque a Formula 1 atual não empolga ninguém. Mas como só temos essa aí, não vamos criticá-la muito.

O equilíbrio de forças deve ser o mesmo do ano passado. Não haverá grandes mudanças como muitos acham. Ferrari e Mercedes devem decidir o título, com Williams e McLaren na rabeira.

A se observar a Red Bull com motor Honda. Não espere nem um fracasso grande, nem um sucesso estrondoso. Devem se manter no nível de quando usavam o motor Renault. Possivelmente haverá muitas quebras. Geralmente isso acontece quando tentam tirar mais do que o motor suporta. Acredito que esse sera o principal problema deles.

Ano passado, quando a Renault tentou igualar com os Mercedes aconteceram muitas quebras. Os motores Honda quebraram menos que os Renault em 2018.

Vamos ver o comportamento do Max, vai precisar crescer e ter paciência caso o motor não permita vitórias. Nesse ponto veremos se ele já alcançou a maturidade. Se fizer como o Alonso fez, pode sair prejudicado. Tem dois anos de contrato pela frente e ele, conforme declarou, resolveu renovar com a Red Bull depois de visitar as instalações da Honda. Ficou impressionado com o que viu.

Hoje em dia você só vence corridas (e títulos), se for com time de fábrica: Mercedes, Ferrari, Renault e Red Bull, que agora com os motores Honda se torna também um time de fábrica.

A Red Bull fez a coisa certa em trocar a Renault pela Honda. Já tinham chegado no máximo com aqueles motores. Como clientes da Renault, venceram algumas corridas, na maioria das vezes, por falha de um Ferrari ou Mercedes ou por causa dos excelentes pilotos que tinham (Ricciardo e Verstappen).

Chassis eles tinham, o que faltou foi motor. Compensavam a falta de potência usando menos asa e muito braço.

Vamos ver o comportamento do Gasly. É jovem e com certeza vai tentar acompanhar o Verstappen. Aí está o problema, porque o Max é "fenômeno" e na ânsia de tentar acompanha-lo pode fazer besteiras. Nos treinos de pré temporada bateu duas vezes.

E a Red Bull não esquece o Ricciardo. Toda hora tem um da equipe falando mal dele. Devem estar P da vida com a separação. Se não estivessem, desejariam boa sorte e ponto final. Aposto que rola um "ciuminho" nisso.

FERRARI

Charles Leclerc na Ferrari é outra das atrações da temporada que começa. Claro que vai andar bem. Vai andar entre os quatro porque tem uma Ferrari.

Como já comentei, o interessante vai ser observar o seu lado emocional.

Não vejo problema algum nele trabalhando para o Vettel. Pode passar 2 anos fazendo isso, que na minha opinião, não vai prejudicar sua carreira. É muito jovem, já mostrou talento e esses dois anos seriam de aprendizado.

O problema é o lado emocional. Como ele aceitaria isso. Porque se "soltar" um fiozinho na cabecinha dele, aí complica. Fica muito difícil "conectar" esse fiozinho de volta.

Vejam bem, isso é só especulação porque a gente não sabe qual foi o combinado. Pode ser que ele tenha aceitado as condições impostas.

Como aconteceu com o Ronnie em 78. O Colin aceitou ele de volta no time com a condição de não atrapalhar o Andretti. Andretti deixou bem claro que ele era o número 1 e não queria de forma alguma disputar posição com seu companheiro de time. Ronnie aceitou e eles não tiveram problemas durante a temporada. 

Agora resta saber se Leclerc vai entender isso. Porque a diferença é que Ronnie já era um piloto experiente, enquanto Leclerc está no começo de carreira.

E hoje em dia as coisas são diferentes. Temos a "mídia social", o "Tweeter" e outras coisas que naquela época não tínhamos.

O nosso país é governado por um panaca que lê "mídia social". A FIA e a Liberty, fazem a mesma coisa. Mudam regras conforme os "like" e joinhas dos seguidores do Tweeter.

Na primeira vez que Leclerc tiver que entregar pontos para o Seb, com certeza será esculhambado nas redes sociais. Irão começar a compará-lo com Barrichello, chamá-lo de segundão e outras bobagens. Como será que ele reagirá a tudo isso ? Terá controle emocional para gerenciar isso ?

Outra coisa a se observar será o comportamento do time Ferrari.

Os italianos são propensos a se lambuzarem com o molho da macarronada. Vamos ver como Mattia Binotto lidará com isso.

O Vettel precisa de tranquilidade esse ano. Assim como o Mario em 78, ele não pode perder tempo disputando posição de número 1 dentro da equipe com Leclerc.

O Lewis já começa em vantagem porque não terá esse problema. Está tranquilo porque sabe que o "time é só dele". Ele é o número 1 e ponto final. 

Já o Vettel começa o ano "na dúvida", porque a Ferrari não deixou isso bem claro.

O problema é que se o Leclerc conseguir dois resultados seguidos melhores que o Vettel, os caras lá dentro, já vão achar que o "menino" é o salvador da pátria. Irão estrepar o Vettel e o Lewis, que tem mais de 10 anos de experiência de F1, vai fazer picadinho do Charles Leclerc.

Se a Ferrari entrar nessa vai se ferrar de "vermelho e amarelo" !