Pouca gente poderia apostar no sucesso de Décio Bellini, o Graxinha, 17 anos, logo em seu primeiro ano na mais disputada categoria de Kart; a 1º categoria internacional 100 cm³.
Mas depois da disputa do Campeonato Sul-Americano, no Kartódromo de El Zonda, em San Juan na Argentina, seu nome foi incluído no rol dos mais competitivos pilotos de Kart do País. Logo em sua primeira temporada na categoria, Bellini acumulou sucessos que culminaram com a difícil conquista do título de campeão sul-americano.
Para enfrentar os melhores kartistas do continente, Graxinha levou para a Argentina, dois chassis Mini, com assistência de fábrica e quatro motores Parilla, conseguidos com ajuda do pai do kartista Mário Sergio.
Entre os inscritos, 32 pilotos, do Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Bolívia e Paraguai. Nas tomadas de tempo, na sexta-feira, Ayrton Senna fez a melhor volta, seguido por Bellini. Nos treinos Senna utilizou um carburador com sistema de guilhotina, que ninguém possuía. Em compensação, este sistema só trouxe problemas na disputa das baterias eliminatórias. No sábado foram disputadas seis baterias eliminatórias, com cada piloto disputando três séries.
Na primeira bateria do sábado, Ayrton Senna saiu liderando com Bellini em segundo até a sétima volta, quando Senna passou a ter problemas de carburação. Quando Bellini foi ultrapassá-lo houve um toque e Bellini rodou, caindo para a quinta posição, quase atropelando dois bandeirinhas. Daí em diante, voltando à disputa, Bellini teve boa recuperação e terminou a bateria em terceiro. Na segunda e terceira baterias, Bellini venceu de ponta a ponta, sem encontrar qualquer adversário que o incomodasse.
O grid de largada para as três baterias finais de domingo era organizado segundo os resultados obtidos nas eliminatórias. Assim Bellini largou na pole-position , com Ayrton Senna ao seu lado. Bellini liderou as oitos primeiras voltas, até ser ultrapassado por Senna, que manteve a ponta até o final, vencendo a bateria.
A segunda bateria foi a mais disputada. Senna com motor de maior torque, e Bellini, com um kart mais rápido, deram um show. Durante muitas voltas, os dois trocaram constantemente de posição, até que Senna começou a sofrer problemas de carburação, e Bellini aproveitou-se para assumir a dianteira vencendo com quase três segundos de vantagem, Senna ficou em segundo.
Na bateria final, Senna pulou na ponta, com Bellini novamente em segundo. Com motor e carburação trocados, tudo fazia crer que Ayrton Senna venceria com tranquilidade. Entretando na metade da bateria, seu kart teve um cubo de roda corrido e Senna teve mesmo que se conformar com o segundo lugar.
- Décio Bellini...(BR) Campeão Sul-Americano
- Ayrton Senna...(BR) Vice Campeão
- Miguel Acuna...(ARG)
- Alejandro Parodi...(ARG)
- Pedro La Rosa...(URU)
- Jorge Soler...(URU)