Carlos Alberto Pavan, o "Jacaré", nasceu em Poços de Caldas no dia 25 de maio de 1952. Aos 16 anos, começou a interessar-se por motocicletas. Sua estréia nas pistas aconteceu em 1973, quando conseguiu uma boa classificação pilotando uma Ducati 250 de Luís Latorre.
Em 1974 foi convidado por Edgar Soares para ser piloto de sua equipe e logo ganhava provas do Brasileiro, Paulista e as 500 Milhas em parceria com o venezuelano Johnny Ceccoto. Sua fama, porém surgia não só nas pistas como principalmente fora delas. De espírito bastante rebelde, participava de rachas e gostava de correr em qualquer lugar, mesmo no movimentado trânsito da cidade de São Paulo, onde vivia desde os três anos de idade.
No dia 3 de novembro de 1973, sofreu um acidente grave, andando em alta velocidade no Minhocão (uma via elevada em São Paulo) e ficou quase um ano fora das pistas. Desta forma, perdeu a oportunidade de ser Campeão Brasileiro.
Voltou as pista mas apesar dos conselhos dos amigos, não conseguia reprimir sua vontade de se mostrar nas ruas da cidade. Sua maneira e habilidade em pilotar fazia com que muitos, e ele próprio principalmente, acreditassem que poderia se tornar Campeão Mundial.
Conseguiu novos bons resultados, mas na noite de uma sexta-feira, dia 23 de agosto de 1975, novamente em um racha de rua, entrou com uma 750 cc a 150 km/h na traseira de um Opala e teve morte instantânea.
Confirmava dessa maneira uma frase que dissera pouco tempo atrás a alguns amigos: "Quero morrer numa motocicleta e de repente"...