quinta-feira, 22 de abril de 2010

Taça Texaco

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Alex Dias Ribeiro e Clóvis de Moraes
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Mesmo com o título de campeão já decidido por antecipação, em favor de Alex Dias Ribeiro, a última prova da Taça Texaco, Campeonato Brasileiro de Fórmula-Ford, dia 25 de novembro de 1973, na pista de Tarumã, foi um sucesso. Todas as principais equipes brasileiras estiveram presentes, disputando os últimos pontos na classificação desse certame e o público que foi ao autódromo sulino ainda pôde assistir um ótimo duelo entre o campeão gaúcho Clóvis de Moraes (vice-campeão brasileiro em 1973) e o paulista Alex Dias Ribeiro.
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Clóvis de Moraes se esforçou ao máximo e obteve o que queria, brindou a sua imensa torcida com uma vitória sobre o campeão. Embora Alex tenha tido problemas de vela suja na primeira bateria, atrasando-se bastante, na segunda mesmo vencendo, não conseguiu descontar a diferença de tempo que o separou de Clóvis na etapa inicial.
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O campeão Alex Dias Ribeiro Equipe Hollywood
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Com a vitória, Clóvis de Moraes tornou-se bicampeão gaúcho de Formula-Ford da temporada 73, título disputado com Francisco Feoli que tinha grandes possibilidades de vencer o campeonato na última prova. Todavia, seu fórmula quebrou e as coisas ficaram mais fáceis para o excelente Clóvis de Moraes, que em 1973 tinha 35 anos (vinte no automobilismo) e uma das maiores bagagens no automobilismo brasileiro.
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Clóvis de Moraes havia conseguido o melhor tempo na prova de classificação, um segundo à frente de Alex, que bateu seu carro no sábado. Ao lado deles na primeira fila, Artur Bragantini da equipe Ifesteel, que foi melhorando de produção no final do campeonato.
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Julio Caio recebeu o Troféu Eficiência Texaco
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Na primeira bateria Clóvis assumiu a ponta deixando longe seus concorrentes. Na altura da 3º volta o carro de Alex passou a apresentar problemas na parte elétrica, caindo para a 7º posição. A situação entre os primeiros era a seguinte; Clóvis corria na frente, seguido pelo seu companheiro da equipe Shelton, Ênio Sandler e depois por Artur Bragantini, Francisco Lamerão, Júlio Caio, Carlos Berta e Alex Dias Ribeiro. Um acidente sem maiores consenquêcias na curva que antecede a reta de chegada, envolveu os carros de Angi Munhoz e Francisco Feoli.
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Após a 7º volta, Alex começou uma lenta recuperação. Com o monoposto da equipe Hollywood cada vez rendendo mais, ele foi passando seus adversários, até ficar em segundo lugar, bem distante, todavia, de Clóvis de Moraes. Nesta bateria, a melhor disputa de posição ficou entre Júlio Caio da equipe Hollywood e Francisco Lameirão da equipe Motorádio, brigando pelo 5º lugar.
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Na segunda bateria, Clóvis largou muito mal e Alex pulou logo para a ponta. Todavia, o piloto gaúcho teve a calma suficiente para não se preocupar com isso e procurou apenas acompanhar o carro de Alex, não se empenhando em passa-lo, pois sabia que era suficiente não deixar Alex escapar para ter a corrida ganha, na soma dos tempos. No final Clóvis manteve uma diferença de 35 segundos sobre o campeão.
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Chiquinho Lameirão da equipe Motorádio
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Foi um final feliz para um dos mais importantes campeonatos disputados no Brasil, num total de 8 provas, patrocinadas pela Texaco. A entrega da taça para Alex Dias Ribeiro foi feita pelo seu amigo e rival, o muito simpático Clóvis de Moraes, que ainda brincou com o "baixinho" da Hollywood: " A taça é maior que tu "tche"..."
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Alex Dias Ribeiro um mineiro que se mudou para Brasilia em 1957, quando seu pai, que era médico, se transferiu com a família para a capital federal. Sua ligação com o automobilismo tinha começado em 1967, quando construiu um protótipo e começou a participar das provas mais importantes do automobilismo nacional. Aos 25 anos, já com dois anos de equipe Hollywood, conquistou merecidamente o título de Campeão Brasileiro de Formula-Ford em 1973.
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Alex não se esqueceu que grande parte deste título foi ganho pela sua equipe e pelo preparador Anísio Campos que teve a idéia de levar os motores para serem desenvolvidos pelo dinamômetro de Oreste Berta, na Argentina. A retaguarda que Alex teve nos boxes foi superior a de todas as outras equipes e o título ficou, com toda a justiça, para o piloto do "Cristo Salva".
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Resultado Final soma dos tempos:



  1. Clóvis de Moraes...Shelton Team

  2. Alex Dias...Equipe Hollywood

  3. Júlio Caio...Equipe Hollywood

  4. Artur Bragantini...Equipe Ifesteel

  5. Francisco Lameirão...Equipe Motorádio

  6. Ênio Sandler...Shelton Team

  7. José P. Chateaubriand...Equipe Rodão

  8. Luiz Belleza...Equipe Paramount

  9. Aldo Pugliesi...Equipe Bradesco

  10. Gastão Werlang...Automóvel Clube R. Sul

Resultados 1º Bateria

  1. Clóvis de Moraes
  2. Alex Dias Ribeiro
  3. Artur Bragantini
  4. Ênio Sandler
  5. Júlio Caio
  6. Francisco Lameirão
  7. José P. Chateaubriand
  8. Francisco Feoli
  9. Aldo Pugliesi
  10. Luiz Belleza

Resultados 2º Bateria

  1. Alex Dias Ribeiro
  2. Clóvis de Moraes
  3. Júlio Caio Marques
  4. Artur Bragantini
  5. Francisco Lameirão
  6. Ênio Sandler
  7. José P. Chateaubriand
  8. Luiz Belleza
  9. Ricardo Di Loreto
  10. Aldo Pugliesi

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