23 setembro 1979 - Kartódromo do Estoril , Portugal
.
A conquista do Título de Vice-Campeão Mundial de Kart não satisfez o brasileiro Ayrton Senna da Silva. Em 1978 na França, em Le Mans, ele já havia conseguido o quarto lugar e em 1979, de novo como piloto oficial da fábrica italiana DAP (Di Angelo Parilla), ele foi ao Kartódromo do Estoril, em Portugal, certo de conquistar o título. De fato chegou ao final do campeonato empatado em número de pontos perdidos com o holandês Peter Kone, mas no desempate (pelo regulamento adotado naquele ano) acabou como vice-campeão.
.
.
Anteriormente o desempate era feito pela melhor colocação obtida na última das três baterias, o que teria dado a vitória ao brasileiro. Mas em 79 o critério adotado foi o da melhor colocação para a largada da primeira série final. Ayrton Senna foi o oitavo colocado, enquanto Peter Kone ficou com o título por haver largado em quinto.
.Ayrton Senna estava com a pole-position praticamente assegurada para as finais, pois havia vencido duas baterias eliminatórias. Todavia na terceira, quando liderava de novo, recebeu ordens do chefe da equipe para dar passagem ao inglês Terry Fullerton, também da equipe DAP, que precisava de uma vitória para melhorar sua posição de largada. Para demonstrar ao público que cumpria ordens dos boxes, Ayrton deixou Fullerton ultrapassa-lo, mas ficou colado ao seu Kart. Na última volta, o motor do inglês travou e Senna , para não bater, saiu fora da pista, retornando na 24º posição e obtendo apenas o 8º lugar para a largada.
.
.
Na primeira final, Senna largou na frente, mas o motor de seu Kart começou a perder rendimento, caindo para a 8º lugar. Conseguiu reagir e terminou em 5º. O holandês Peter Kone chegou em segundo, logo atrás de outro holandês, Peter de Bruyn.
.Na segunda bateria o vencedor foi Peter Kone, seguido por Ayrton Senna. O brasileiro desconhecendo a modificação do regulamento , partiu para a vitória na última bateria e conseguiu com certa facilidade, chegando 50 metros à frente de Harm Schurman, enquanto Peter Kone ficava em sexto. O brasileiro já comemorava o título, quando foi avisado de que perdera no desempate, pelo novo regulamento. Houve protestos de sua equipe a DAP, mas que de nada adiantaram. Esta foi a despedida de Ayrton Senna do Kart, no ano seguinte partiu para o automobilismo.
.Além de Ayrton Senna, o Brasil participou desse mundial com mais três kartistas : Mário Sergio de Carvalho foi 7º, Dionysio Pastore Filho foi 18º e Eduardo Teixeira, que não conseguiu classificação para a final. Todos tinham equipes próprias, sendo que Mario Sergio e Dionysio Pastore correram pela fábrica Hutless da Suíça.
.
Karting World Championship 1979
.
- Peter Kone/DAP/Parilla
- Ayrton Senna/DAP/DAP
- Harm Schurman/Dino/Parilla
- Michael Wilson/Birel/Parilla
- Sugaya Yasutoshi/Sugaya/Parilla
- Lars Forssman/Birel/Parilla
- Mario Sergio Carvalho/Hutless/Parilla
- Roberto Giugni/Birel/Parilla
- Doug Spencer/Deavinson/Sirio
- Robert Hunter/Deavinson/Komet
- Cathy Muller/Hutless/Parilla
- Dany Demollin/All Kart/Parilla
- Heinz Frei/Hutless/BM
- Jorn Haase/Dino/Parilla
- Martin Smart/Zip/BM
- Paul Guedel/Speed/Petry
- Peter de Bryn/Hutless/Parilla
- Dionysio Pastore/Hutless/Parilla
- Raphanel Squale/BM/Parilla
- Mickey Allen/Deavinson/Sirio
- Marc Bou Lineau/Birel/Parilla
- Jorg Ommen/Mach I/Komet
- Beat Jans/Hutless/Petry
- Thomas Neubert/Birel/Parilla
- Maximo Olivieri/Birel/Parilla
- Peter Beule/All Kart/Petry
- Karl Mogens/Dino/Parilla
- Stefano Modena/Birel/Parilla
- Pierre Defontaines/Hutless/Parilla
- Jose Bisquert/Birel/Parilla
.