quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Formula Ford 2000

Ayrton Senna

Na véspera de embarcar para a Inglaterra, Ayrton Senna me disse: "vou correr em 28 provas de Fórmula Ford 2000 e vou ganhar pelo menos 20".
Vinda de um rapaz de apenas 21 anos, a frase poderia revelar certa presunção. Afinal, sua experiência de automobilismo se resumia a uma temporada de fórmula ford na Inglaterra. Se bem que venceu os dois campeonatos ingleses (o Towsend Thorensen e o RAC Trophy) com um total de 12 vitórias em 21 participações. Mas Ayrton me afirmou que venceria sem antes ter sentado no Van Diemen da equipe oficial.
Um mês depois chega a primeira carta de Ayrton: o Formula Ford 2000 parece com meu Kart. Pronto. Estava feito o perfeito casamento entre o piloto e a máquina. O resultado todos conhecem:
Foram seis corridas e seis vitórias. Mais ainda: seis pole position; seis voltas mais rápidas e três recordes de pista. Autor: o brasileiro Ayrton Senna da Silva, na categoria Fórmula Ford 2000.
O ótimo desempenho do jovem piloto brasileiro, que ainda não conseguiu patrocínio para o restante da temporada, despertou dúvidas até mesmo nos austeros juízes do RAC (Real Automóvel Clube).
Após a quarta etapa do campeonato, os juízes fizeram vstoria completa no motor e câmbio do seu carro, um Van Diemen RF82 Nelson. Mas nada foi constatado e os ingleses admitem que o brasileiro está conseguindo tais resultados graças ao seu talento e não com manobras escusas.
Em seis provas disputadas, Ayrton conseguiu acumular 126 pontos, enquanto o segundo colocado no campeonato, o inglês Calvin Fish, tinha apenas 63 pontos.
Na sexta etapa, disputada no circuito pequeno de Silverstone, Ayrton igualou o recorde da pista com o tempo de 57,05s. Participaram da corrida 28 pilotos e Ayrton assumiu a liderança na largada, abrindo mais de 1 segundo por volta sobre o segundo colocado, o argentino Victor Rosso.
Mas a melhor atuação do brasileiro aconteceu no circuito de Snetterton em prova válida pela quinta etapa do campeonato. Ayrton largou na frente, conseguindo uma vantagem de 4 segundos sobre o segundo colocado logo na segunda volta.
Entretanto, uma colisão envolveu três carros obstruindo a pista, obrigando-o a sair pelo acostamento, passando sobre pedras que furaram a tubulação do sistema de freios. Ayrton ficou praticamente sem freios mas continuou na corrida, pois se parasse não chegaria entre os seis primeiros. Até se habituar com o carro sem freios, perdeu quatro posições, mas a partir da sexta volta foi ultrapassando todos que iam à sua frente e chegou ao primeiro lugar.
Ele realmente tem talento de sobra. Esperamos, apenas, que consiga patrocínio que garantam o restante da temporada de Fórmula Ford 2000 e o ajudem a ir para a Fórmula 3 ( a primeira porta para a Fórmula 1).