terça-feira, 2 de outubro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO GRUPO 1


José Romano (27) e Átila Sipos (64)

Luis André Ferreira foi o principal destaque do Campeonato Brasileiro do Grupo 1, em Interlagos. Com um Passat TS ele venceu a corrida para carros de Classe B (de 1301 a 2000 cm³), depois de uma excelente disputa com Átila Sipos, que foi segundo colocado.

As outras categorias também foram muito disputadas: Affonso Giaffone (Opala) venceu a Classe C e José Rubens "Coelho" Romano (Fiat), na Classe A.

Depois de vencer a primeira prova classificatória em Brasília e conseguir a pole-position para a largada em Interlagos com o tempo de 3 min51,19s, o mineiro Antônio da Matta era considerado o favorito da Classe B, que teria a participação de 46 Passat TS.

Logo após a largada, Da Matta saiu na frente e conseguiu completar a primeira volta na liderança, mas já era ameaçado por Luis André e Átila Sipos.

Na Curva 2, na segunda volta, o Passat de Armando Balbi capotou, ele vinha colado aos três primeiros colocados.

No Retão dessa mesma volta Átila Sipos assumiu a liderança  Luis André manteve o segundo lugar ao ultrapassar também Da Matta. Daí em diante os dois líderes começaram a se afastar do mineiro, que passava a correr sem ameaças em terceiro lugar.

A partir da quinta volta, Luis Andrè e Átila Sipos começaram a se revezar na liderança, o mesmo ocorrendo com Paternostro, Mário Ferreira, Jorge de Freitas e La Roque em relação à disputa do 4º, 5º, 6º e 7º lugares. Tanto Átila como Luis André conseguiam, geralmente, a ultrapassagem no final do Retão.

Entretanto, na 12ª volta (a última), Átila vinha na frente e se manteve na ponta após o término da Curva 3. Parecia que ele seria o vencedor. Mas, na Subida dos Boxes, Ferreira usou o vácuo do carro de Átila para tirar o seu pelo lado de fora na reta de chegada e os dois carros cruzaram a reta final quase emparelhados, com 20 cm de vantagem para o de Luis André, o vencedor.

Da Matta foi o terceiro colocado e Pedro La Roque levou a melhor na briga pelo quarto lugar. Paternostro foi o quinto e José Junqueira obteve o sexto lugar. 


Paulão e Affonso Giaffone

Affonso Giaffone Jr. com o tempo de 3 min43,84s, foi o pole-position da prova da Classe C, que teve a participação de 24 carros (22 Opalas e dois Maverick).

Mas não era considerado o favorito porque o segundo melhor tempo dos treinos era de Paulo Gomes, também de Opala.

Na entrada da Curva 3, na terceira volta, Giaffone passou à liderança, mas nesse mesmo lugar, na volta seguinte, perdeu a ponta para Paulo Gomes. Esta troca de posições entre os líderes repetiu-se durante toda a prova.

As ultrapassagens eram feitas sempre lealmente e em locais seguros. Mas na última volta, na ânsia de vencer, que há muito tempo não conseguia, Giaffone deixou a gentileza de lado.

Paulo Gomes vinha na frente na entrada da Curva da Ferradura, mas pelo lado de fora. Giaffone estava meio carro atrás e o normal era esperar que Paulão entrasse por dentro. Mas ele esbarrou na lateral do Opala de Giaffone, que freou depois do ponto certo.

Com a batida, Paulo Gomes teve de fazer a Curva da Ferradura por fora, enquanto Giaffone contornou-a por dentro e ficou na frente com boa vantagem, que lhe deu a vitória.


Átila Sipos (64) e Luis André (34)

O veterano Ubaldo César Lolli fez o melhor tempo dos treinos da Classe A, prova que teve a participação de 34 pilotos com Fiat.

A marca de 4 min08,31s foi bem superior à de José "Coelho" Romano, que fez o segundo tempo com a marca de 4 min11,12s, seguido de Átila Sipos, com o tempo de 4 min 11,33s.

E foi Átila quem conseguiu a melhor arrancada na largada. Ele saiu na frente e manteve a liderança até a Curva do Pinheirinho, quando foi ultrapassado por "Coelho".

Essa prova foi marcada por acidentes, todos na primeira volta. O primeiro ocorreu na Curva 2: o carro de Ryter Pacheco colidiu com o de Paulo Gomes e capotou.

O segundo capotamento foi de Cláudio Castilho na Curva da Subida do Lago e o terceiro acidente ocorreu em frente da Torre de Cronometragem com o Fiat do mineiro Márcio Sabá, que bateu no guard-rail.

"Coelho" e Átila disputaram duramente a liderança até a sexta volta, pois na sétima 'Coelho" conseguiu boa vantagem e não teve problemas para completar as oito voltas na frente. Átila ficou com o segundo lugar e Ubaldo César Lolli foi o terceiro colocado, posição em que andou tranqüilamente durante toda a corrida.

Resultados

Classe A
  1. José "Coelho" Romano / Jolly
  2. Átila Sipos / Milano
  3. Ubaldo Lolli / Jolly
  4. Luis "Águia" Evandro / Aerovesa
  5. Carlos Cardoso Lima / Pareto
  6. Eduardo Gomes / Milano
  7. Bob Sharp / PST
  8. Mario da Matta 
  9. Mario Castanho / Itavema
  10. Expedito Marazzi / Roma
Classe B
  1. Luis André / Condor
  2. Átila Sipos / Voken
  3. Antônio da Matta / Autobet
  4. Pedro La Roque / Refricento
  5. Luis Otavio Paternostro / Rio Motor
  6. José Junqueira / Banco Bandeirantes
  7. Mario Pedro / Condor
  8. Egidio Lazaro / Dispave
  9. Clemente Faria / Banco Bandeirantes
  10. Roberto Mourão / Caixa Econômica
Classe C
  1. Affonso Giaffone / Pão Açucar
  2. Paulo Gomes / Coca-Cola
  3. Jaime Silva
  4. José Giaffone / Josafon
  5. Fernando Neves / Servix
  6. Fernando Sachi
  7. João Peixoto
  8. Paulo Valiengo
  9. Valtemir Spinelli / Viasul
  10. Robson Tobias Carvalho