Depois de inúmeros testes, cumpridos desde janeiro último, a Ford apresentou oficialmente em dezembro último o novo chassi do Fórmula Ford desenvolvido pela engenharia da empresa.
O projeto faz parte dos planos de modernização da categoria, que poderá finalmente substituir os carros que se encontram em atividade há mais de dez anos. Estes, de qualquer forma, continuarão nas pistas, desde que equipados com o novo motor CHT e relação de marchas com as opções de câmbio do Corcel.
Isso significa que a 1ª, 2ª e 3ª só deverão ter uma relação de marcha cada, enquanto a 4ª contará com três opções. O diferencial também terá duas opções de relação final. Quanto ao novo chassi, tubular e revestido com chapas de duralumínio, foi desenvolvido pelos pilotos Cláudio Muller e Chiquinho Lameirão.
Os testes de durabilidade e componentes mecânicos ficaram sob a responsabilidade de Victor Steyer e Cláudio Muller. Por causa de uma política interna, a Ford não pode construir esses carros e deve entregar os serviços à GLASPAC.
Os entendimentos encontram-se adiantados e o preço do carro completo ficará em torno de Cr$ 7 milhões, ou seja, o mesmo valor do Escort L.
Para facilitar, a empresa estuda formas de financiamento. Em relação a outras categorias, a Ford Motorsport, denominação utilizada pela fábrica também na Europa, entrará no Campeonato Brasileiro de Marcas com uma equipe oficial, integrada por Cláudio Muller e Chiquinho Lameirão.
Em Rali, Luís Evandro "Águia" será o piloto oficial, mas a Ford comercializará carros "pelados" para equipes independentes e concederá prêmios em dinheiro em cada etapa do Brasileiro. O novo Escort Turbo, desenvolvido em caráter experimental pela empresa para disputar o certame de Hot Car, dependerá do prosseguimento da categoria no ano que vem.
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