quinta-feira, 10 de março de 2016

FORZA PIQUET


1981 - "Estava em terceiro lugar (colocação que me dava a liderança isolada do Campeonato), controlando o Reutemann que vinha 3 segundos atrás. Passei tranquilo em frente do lugar da bandeirada para a última volta; mas depois da primeira gincana e de mudar umas três marchas, vi a luz do óleo se acender e senti um Brummmm atrás de mim. O motor tinha explodido. Dentro do carro fiquei pensando: o que posso fazer agora? Chorar? Não posso chorar, só posso depender do braço nas duas últimas corridas".

Tinha ido para o Grande Prêmio da Itália com muito entusiasmo. Estava empatado em pontos com o Reutemann, que havia liderado quase todo o campeonato. E Monza seria decisivo para nossas pretensões. Ele começou em vantagem, ficando na minha frente nos treinos de classificação, mas descobrimos algo muito interessante. No sábado vimos que a diferença entre o pneu "A" e o pneu "C", quando estava fazendo calor, era muito pequena. Só que guardamos essa informação para nós, pois ninguém tinha usado o composto mais duro do "A". O "B" era muito ruim para nós e não dissemos isso nem mesmo para o pessoal da GoodYear, principalmente porque a Williams só estava utilizando o "B" e o "C".

Nossa tática para a corrida era a seguinte: se fizesse tempo muito quente, usaríamos o "A", enquanto os outros iriam usar o "B", segundo informações da GoodYear. Se realmente optassem pelo "B", a gente já sabia que o pneu era um lixo. E se optassem pelo "C", teriam de parar para troca de pneus. Com isso tínhamos a esperança de poder ir para a ponta tranquilamente. 

Quando deram a largada comecei a pilotar como uma "moça". Todo mundo que vinha para me ultrapassar nas freadas eu deixava, e assim estava em nono na primeira volta. Depois fui melhorando, passando alguns e outros quebrando. Começou a chover na curva Parabólica, o Carlos se atrapalhou e não pôde impedir que eu passasse por ele. No final da corrida eu estava em terceiro, muito seguro, e o Carlos em quarto. Mas na última volta o motor estourou.